11

6 sementes que ajudam a emagrecer

6-sementes-que-ajudam-a-emagrecer

Nem toda dieta precisa se restringir ao clássico combinado de salada e frango grelhado. Recentemente, as sementes deixaram de ser apenas comida de passarinho para serem usadas também no emagrecimento.

Uma das principais vantagens é que, mesmo sendo calóricas, elas contribuem para diminuir a fome e, quando consumidas com parcimônia, resultam na perda de peso. A nutricionista Sonja Salles indicou algumas alternativas que fazem bem à saúde e falou qual a melhor maneira de inseri-las no regime.

 

chia 6 sementes que ajudam a emagrecer

 

Chia

A chia, semente típica do México, é uma das campeãs na dieta. De acordo com a nutricionista Sonja Salles, entre outros nutrientes, ela tem o dobro de ômega 3 da linhaça e, por isso, contribui para reduzir o inchaço do corpo. “Esse ácido graxo é anti-inflamatório e, quando consumido, aumenta a vasodilatação e faz o corpo reter menos líquido”, afirma.

Além disso, a chia tem fibras que melhoram o funcionamento intestinal e uma grande capacidade de expansão quando em contato com líquidos. Isso significa que, ao chegar ao estômago, ela aumenta a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos, facilitando o emagrecimento.

A nutricionista recomenda o consumo sem exageros, já que é um alimento calórico. O ideal é, meia hora antes do almoço ou do jantar, misturar uma colher (de sopa) de chia em meia xícara de água até virar um gel e comer com chá ou limonada. Isso vai ajudar no controle da gula. Outra opção é usar uma colher de sopa nas refeições, que pode surtir o mesmo efeito.

 

linhaça 6 sementes que ajudam a emagrecer

 

Linhaça

A linhaça, assim como a chia, pode ajudar no emagrecimento de três maneiras: dando saciedade, ajudando no funcionamento do intestino (tirando o estufamento da barriga) e por ser fonte de ômega 3. “Como essas sementes são ricas em fibra, elas também dão mais trabalho ao organismo para serem digeridas”, afirma a nutricionista.

No entanto, isso não chega a fazer com que o alimento seja incluído no grupo dos termogênicos (que aceleram o metabolismo e a queima de gorduras). Segundo Sonja, o mais indicado é consumir uma colher (de sopa) no almoço e uma no jantar – cerca de 20 a 40 gramas. E, para absorver melhor o ômega 3 presente na linhaça, vale a pena comê-la na forma triturada, germinada (depois de ficar de molho na água) ou “assado” no forno.

 

quinoa 6 sementes que ajudam a emagrecer

 

Quinua

O grande mérito desse grão cultivado principalmente em países andinos é que, devido ao seu alto valor proteico, ele pode substituir a carne em uma dieta e, assim, reduzir a quantidade de gordura consumida. A quinua também é uma boa fonte de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do sistema digestivo.

Mas a nutricionista alerta que é preciso tomar cuidado com as quantidades na hora de adotá-la na dieta, pois é altamente calórica. “Cem gramas têm mais ou menos 350 calorias”, afirma. Por ter muitos carboidratos, a quinua também pode substituir arroz ou batata, em uma refeição. Na hora do lanche, o raciocínio é o mesmo, já que a granola com quinua deve substituir o pão, para evitar o aumento de peso.

Além de poder ser consumida cozida ou em farinha, Sonja recomenda a forma germinada, para que os nutrientes sejam ainda mais aproveitados. Para que as sementes fiquem com vários brotinhos, basta colocá-las de molho na água. Depois, ela pode ser misturada em uma salada.

 

gergelim 6 sementes que ajudam a emagrecer

 

Gergelim

O gergelim não serve apenas para enfeitar pão de hambúrguer. Rico em nutrientes como ômega 3 e fibras, esse alimento tem um efeito parecido com os da chia e linhaça, no que diz respeito à saciedade, ao funcionamento dos intestinos e à redução da retenção de líquidos. Mas um grande trunfo dessa semente, segundo a nutricionista, é o poder de substituir o sal em receitas.

“O gergelim dá um sabor salgado e é bom na culinária. Eu falo muito para os pacientes não abusarem do sódio (do sal), porque ele faz inchar”, afirma. Ela recomenda o uso de gergelim no lugar do sal na hora de temperar alimentos, como arroz. Os adeptos de dietas muito salgadas podem achar isso estranho, mas o resultado é bem mais saudável.

 

semente de girassol e abobora 6 sementes que ajudam a emagrecer

Sementes de girassol e de abóbora

Fibras e o ácido graxo ômega 9 são dois nutrientes presentes nas sementes de girassol e de abóbora que podem ajudar a emagrecer. Isso, devido ao efeito de saciedade, à limpeza do organismo, à maior queima de calorias para tudo seja digerido, e à prevenção contra o colesterol ruim e o acúmulo de gordura no abdômen.

Mas a nutricionista afirma que não vale a pena consumir as versões salgadas, já que o excesso de sal pode provocar o efeito contrário ao desejado, ao fazer o corpo inchar. Por isso, o melhor é usar as sementes de girassol e abóbora nas receitas, como no arroz e em saladas.

 

FONTE: Portal Exame

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago.

11 Comentários para “6 sementes que ajudam a emagrecer”
  1. Diva stabile comentou:
  2. marcia parreira nunes comentou:
  3. maria de lourdes sacchitiello comentou:
  4. James comentou:
  5. Magda Jorge Campos comentou:
  6. FABIANA comentou:
  7. Mario Battisti comentou:
  8. Maria Barbosa de Souza comentou:
  9. Janice Piedra comentou:
  10. Mile Penelope comentou:
  11. Roqueline Sales de Menezes comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *