Benefícios da gelatina

Tiane Brites 25 de março de 2009 24 34.837 visualizações   

A gelatina é um alimento puro e é composta por cerca de 84% de proteínas, 2% de sais minerais e água, não possuindo carboibratos e gorduras.

Possuem aminoácidos que são importantes para os ossos e articulações

A gelatina protege as unhas, fortalece os cabelos e o melhor: previne contra as celulites!! Hoje, já se sabe que a gelatina é eficaz para a manutenção do tônus muscular e firmeza da pele.

Ela pode ser comprada em folhas, natural ou em cápsulas. A diferença entre a gelatina do supermercado e a manipulada está na composição. A manipulada está na forma mais pura e a que compramos no supermercado, para fazermos sobremesas, tem o teor bem menor e serve apenas como reforço para o tratamento.

Atualmente eu associo os dois tipos: a comprada no supermercado e em cápsulas. Mandei manipular na Farmácia Vida Natural, aqui em BHZ.

Comprei essa semana estas e já fiz a de laranja, mamão e acerola. Uma delícia!!

p210309 075401 300x225 Benefícios da gelatina

Dúvidas que foram esclarecidas no site IG – Delas:

A gelatina previne ou reduz a celulite?
A  celulite é o resultado de um processo multifatorial, onde ocorre a deficiência da circulação venosa e linfática, retenção de água, acúmulo de gordura e processo inflamatório. A gelatina não age diretamente na celulite. Permite que a pele tenha mais elasticidade, porém, isto terá pouca influência no aspecto e evolução da celulite.

É verdade que a gelatina não tem gordura nem colesterol?
Sim. A gelatina (ou colágeno hidrolisado) é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e 8 a 15% de água.

É mesmo feita de cascos de vacas?
A gelatina é obtida pelo processamento do colágeno protéico, que é extraído da pele, cartilagens e ossos de diversos animais.

A gelatina deixa as unhas mais fortes e os cabelos mais brilhantes?
Sim, ela contribui para isso. Para um crescimento saudável, unhas e cabelos precisam de diversos nutrientes. Entre eles, o colágeno, existente na gelatina. O colágeno é responsável pela cicatrização e regeneração dos tecidos. No caso das unhas e cabelos, o colágeno forma uma matriz onde minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes.

Pode ser aplicada diretamente no cabelo?
Aplicar gelatina diretamente no cabelo não produz nenhum efeito porque o cabelo não consegue absorver os nutrientes.

Máscaras de gelatina deixam a pele mais bonita?
A aplicação tópica, ou seja, na superfície da pele, não tem nenhum efeito. Algumas máscaras possuem colágeno na fórmula e apresentam ação hidratante temporária. Porém, para apresentar benefícios na elasticidade da pele, a gelatina deve ser ingerida.

Quanto tempo demora para os resultados (visíveis) aparecerem?
Os  primeiros  efeitos  se  fazem  notar  após  dois  a  três  meses  de  consumo  diário.  Depois  de  obter  o  resultado  desejado,  é  importante  fazer  uma  manutenção,  ou  seja,  o  consumo  deve  ser  incorporado  ao  cardápio. A dose  recomendada é  de  10g  diárias  (1  colher  de  sopa)  de  gelatina  (também  chamada  de  colágeno  hidrolisado)  diluída  em  meio  copo  de  água  ou  adicionada  em  sucos,  leite,  sopas,  chás,  etc.

Quem faz dieta, precisa comer gelatina para não ficar com a pele flácida?
A gelatina é a maior fonte alimentar de aminoácidos que ajudam a estimular a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante o período de emagrecimento ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo assim a flacidez.

A gelatina produz sensação de saciedade?
A gelatina se liga a uma grande quantidade de água, o que ajuda a dar sensação de saciedade após a sua ingestão. Além disso, seu alto teor protéico permite o uso em dietas. A gelatina também pode substituir ingredientes mais pesados e calóricos no preparo de pratos.

Comer um pote de sobremesa de gelatina por dia é suficiente para obter os seus benefícios?
Depende do que se quer alcançar. Como prevenção é interessante o seu consumo diário sob forma alimentar. Porém, se as unhas estão fracas ou o cabelo fraco, o uso de colágeno suplementar, em cápsulas ou em pó, é necessário para que o problema seja solucionado.

Qual é a melhor maneira de consumir a gelatina?
O ideal é associar o uso de colágeno suplementar (pó ou cápsulas) com a gelatina alimentar. Ela pode ser incorporada ao cardápio diário de diversas maneiras, em pratos doces ou salgados, sucos e iogurtes.

As gelatinas sem sabor são melhores do que as coloridas?
O efeito nutricional é o mesmo. A gelatina sem sabor permite a mistura de sucos ou frutas diversas, ou o uso em pratos salgados.

Muita gelatina faz mal para a saúde?
Não. Porém, ela não pode ser usada como única fonte de proteína. Deve fazer parte de uma dieta variada e equilibrada em proteínas, carboidratos e gorduras. É interessante notar que a adição de gelatina no cardápio ajuda a complementar a ingestão de proteínas de outras fontes, como carne, ovos e  feijões.

Gelatina faz bem para os ossos e articulações?
Ossos, cartilagens e articulações são formados por colágeno acrescido de minerais. O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina hidrolisada ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.



24 Comentários »

  1. cleonice 25 de março de 2009 at 9:50 - Reply

    ola, tiane bom dia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! o seu documentario sobre gelatina ficou otimo . olha menina eu naõ sabia de todas essas vantagens que a gelatina oferece para nossa saude . ajeite 10.
    de hoje em diante vou me aprofundar nas gelatinas.valeuuuuuuuuuuuuuuuuuu pela dicas.
    bjossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  2. HELIANE 25 de março de 2009 at 11:58 - Reply

    Gente isso aqui tá bom d+ em? Não param de aparecer informações legais pra gente!!!!!!!!! Amiga te adoro, to com saudade de conversar com vc no msn,mas venho aqui e no orkut e te mando bj. Vê se aparece pra matar as saudades. BJSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!

  3. débora 25 de março de 2009 at 23:48 - Reply

    oie super hiper amiga virtual Tiane!!!!

    MEU DEUS TIANE! QUE SITE É ESSE MENINA???

    SUPER PROFISSIONALLLLLLLLLLLLLL

    SUPER LEGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    ADOREI LINDA.

    VC É MUITO ESPECIAL, MERECE TUDO ISSO E MUITO MAIS.

    Como estão as coisas?
    O que andas fazendo de bom?

    Bjaoo

  4. Tita 26 de março de 2009 at 0:43 - Reply

    Sempre adorei comer gelatina (apesar de não estar comendo) mas não sabia que ela tinha taaaantos benefícios assim. Muito legal!!!
    Beijocas, Tita

  5. Ellen 26 de março de 2009 at 2:02 - Reply

    Nossa! Não sabia que a gelatina era tão boa assim. A partir de hoje vou tentar comer gelatina todos os dias. Tô amando as dicas Tiane.
    Mil Bjos

  6. Camila 8 de julho de 2009 at 13:02 - Reply

    Olá!

    Olha, adorei saber mais sobre as fontes da gelatina pois tinha coisas que não sabia, tipo, que fazia bem pros cabelos e para as unhas, pois ambos em mim estão precisando de um trato…além de eu ter tomado por muito tempo gelatina manipulada, não sabia desses benefícios, pois tinha parado e comecei a tomar novamente ontem e por isso resolvi pesquisar mais a fundo os seus benefícios e este site me colaborou muito!
    Obrigada por estas informações!

    Abraço

  7. viviane 22 de agosto de 2009 at 14:54 - Reply

    Olá adorei essas informações sobre a gelatina.Agora tenho uma dúvida caso peço pra manipular a gelatina qual a maior quantidade que posso colocar

    Ex: 50 mg à ………..

    um abraço….

  8. petronio gomes do nascimento 24 de fevereiro de 2010 at 10:23 - Reply

    sou usuario da gelatina e do iogurte natural feito com ela me sinto maravilhosamente bem

  9. shirlei 27 de agosto de 2010 at 16:54 - Reply

    MENINAS…VOU DEIXAR VCS COM INVEJA MAIS É BOA!!
    SEMPRE COMI GELATINA DESDE NOVA.TENHO 34 ANOS E 1 FILHO E NÃO TENHO NEM
    UMA CELULITE.
    Abraços

  10. geraldine denise kuss 18 de março de 2011 at 22:29 - Reply

    só uma coisa , as pessoas vão falando sem conhecimento de causa. quando se come gelatina ou colágeno hidrlisada éla é metabolisada e quebrada em amino ácidos. Na verdade não faz efeito nemhum á não ser igual á qualquer proteína. Unhas., articulações e cabelos não vaõ ficar mais nem menos afetados. Comendo proteínas em geral que é importante. Colágeno não permanece colágeno depois de digerida!

  11. Carolina 20 de fevereiro de 2012 at 15:34 - Reply

    Na verdade, essas gelatinas compradas em supermercado são uma faca de dois gumes, de um lado elas tem o colágeno que dá sustentação para a pele, do outro lado, essas gelatinas, mesmo as ligths são ricas em edulcorantes e aspartames, substâncias altamente cancerígenas a longo prazo, nos Estados Unidos estas substâncias foram banidas da FDA, órgão de regula a segurança dos alimentos a serem comercializados, tomem cuidado galera!!!!!!

  12. Francisco 6 de julho de 2012 at 1:33 - Reply

    O que é a verdade? E em que consiste a gelatina? / está no seu aproveitamento para a saude de todos. Uma vez que os hospitais sempre estão servindo a gelatina, com o propósito da recuperação dos pacientes. Espero que gostem cada vez mais. SE é bom para a saude, é bom para mim. Se é bom para todos, use sem receio, porém nunca, nunca mesmo use o açúcar (SACAROSE)>Èssa mesma, é a que mata. Cuidado, muito cuidado! / Penso neste beneficio e exatamente o que faremos. Eu e minha família, e todos meus amigos. Já deixamos de tomar refrigerant refrigerante, porque o mesmo contém açúcar e gás. Pense Nisso.
    Abraçs cordiais

  13. Andre V martin 2 de setembro de 2012 at 13:08 - Reply

    O problema da gelatina vendida em supermercados e que aromas artificiais ou seja componentes quimicos que fazem um dano irreparavel para a saude com o decorrer to tempo.
    Eu evito tudo o que tenha corantes, sabores artificiais, “aroma identico ao de…”.

  14. Mica Macedo 1 de maio de 2013 at 13:51 - Reply

    eu amoooo gelatina. tomo como agua todos os dia.. e tenho uma cicratrizacao maravilhosa…

  15. creusa benvindo 30 de maio de 2013 at 19:59 - Reply

    porque sacarose na gelatina comum era melhor cem

  16. Arlete Moreira 11 de junho de 2013 at 23:10 - Reply

    Eu tomo gelatina sem sabor todos os dias…

  17. Camila Miller 13 de junho de 2013 at 5:25 - Reply

    Adorei as explicações e amo gelatina………bjssss e obrigada

  18. Andrea Cornejo Contreras 26 de junho de 2013 at 19:53 - Reply

    no puedo leer esto no entiendo este idioma

  19. Valdecy Santos 30 de julho de 2013 at 20:46 - Reply

    EU comecei comer gelatina a pouco tempo mais é muito bom p/ saúde!!!!

  20. Mary Rodrigues Carvalho 1 de agosto de 2013 at 18:23 - Reply

    Eu aprovo gelatina è muito bom

  21. Jussimara Alves 11 de setembro de 2013 at 19:39 - Reply

    sempre soube

  22. Alessandra Rodrigues 19 de fevereiro de 2014 at 11:10 - Reply

    adorei seus comentarios….o de capsula tb e bom?me responda por favor.

    • Tiane Brites 21 de fevereiro de 2014 at 17:55 - Reply

      Nunca tomei em cápsulas, apenas em pó.

  23. Vera Lúcia Limberger 27 de março de 2014 at 20:36 - Reply

    Maravilhoso!! Muito obrigada por essas informações importantes e simples de adicionar no cardápio do dia-a-dia. abraço.

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site