6

Biscoito água e sal e cream cracker são saudáveis?

Biscoito água e sal e cream cracker são saudáveis?

Pro Teste avaliou 15 marcas desses produtos e identificou em três delas presença de gorduras trans ou excesso de sal

Gosto quando a mãe do meu amigo me oferece uma bolacha de água e sal. (…) É uma coisa natural. É barato e não faz mal“. Mas ao contrário do que diz a música de Paulo Tatit e Sandra Peres, do Palavra Cantada, a marca pode sim fazer diferença. Pelo menos é o que indica análise feita pela Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Segundo a Associação, três das 15 marcas de bolachas cream cracker e de água e sal avaliadas apresentaram problemas nutricionais: presença de gordura trans ou de sal em excesso nos produtos.

É o caso das bolachas Mabel (nas duas versões), que contêm quantidade significativa de gordura trans: uma porção de 30 gramas, equivalente a seis biscoitos, apresenta mais de 1 grama desse tipo de gordura. O consumo máximo por dia permitido pela OMS – Organização Mundial de Saúde – é de 1% do total de calorias diário. Por exemplo, para uma criança com 4 anos, que necessita de 1800 calorias por dia, essa porcentagem equivale a 18 calorias, portanto, 2 gramas de gordura trans.

A bolacha de água e sal da marca Adria e as duas versões da Tostines tiveram problemas quanto à presença de sal em excesso. Segundo a Pro Teste, uma porção de cada produto ultrapassa em 10% o consumo de sal recomendado pela OMS para um adulto num dia inteiro, que é de até seis gramas de sal por dia (ou uma colher de sopa rasa).

Embora a maioria das marcas tenha se saído bem no teste, os resultados da Pro Teste indicam que as bolachas de água e sal e cream cracker podem não ser tão saudáveis quanto se imagina. Por isso, a Associação recomenda que sejam consumidas de forma moderada.

No caso das crianças, é preciso ficar atento ao consumo de gorduras e de sal em excesso, pois está associado a problemas como hipertensão e doenças do coração, que cada vez mais atingem os pequenos.

Posição das empresas

A Nestlé (responsável pela Tostines) informou, por meio de sua assessoria, que vem reduzindo mundialmente o teor de sal de seu portfólio, incluindo os biscoitos, e que a empresa já conta com produtos em seu portfólio aprovados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, devido à sua adequação nutricional.

A Adria Alimentos informou ter tomado conhecimento do relatório apresentado pela Pro Teste e afirma seguir o padrão praticado pelo segmento no mercado quanto à quantidade de sal. A empresa diz também buscar junto aos seus fornecedores opções para eliminar as gorduras trans dos produtos, o que já vem acontecendo em algumas linhas.

De acordo com a assessoria da Mabel, a empresa aguarda a íntegra da análise para avaliar os resultados e, então, dar um parecer aos consumidores.

E você come, cream cracker?


Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago e futura nutricionista.

6 Comentários para “Biscoito água e sal e cream cracker são saudáveis?”
  1. Alexandre Silva comentou:
  2. Rita comentou:
  3. jorge comentou:
  4. Céci comentou:
  5. giovane comentou:
  6. josi de paula comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *