16

Desintoxicação alimentar e suas dúvidas

Desintoxicação alimentar e suas dúvidas

Dar adeus a alguns quilinhos extras em 24 horas. Eis a promessa da Dra. Ann Louise Gittleman, renomada nutricionista americana e autora do livro “Fat Flush For Life” (ainda não editado no Brasil).

Especialista em dietas de desintoxicação, ela elaborou um programa alimentar à base de líquidos, composto por dois sucos diferentes, capazes de fazer você secar até 2,27 kg em um único dia! “Trata-se de uma mistura de poderosos nutrientes provenientes de frutas e temperos com funções antioxidantes, termogênicas e desintoxicantes”, explica a nutricionista Michelle Barrella.

Com ajuda de profissionais brasileiros, adaptamos a dieta para você, incluindo ingredientes facilmente encontrados em qualquer supermercado do país. Vamos nessa?

Programa de desintoxicação

A nutricionista Mariana Ferri D’Ávila adaptou o programa elaborado pela Dra. Gittleman e dá todos os detalhes…

Inicie a dieta assim que acordar. Tome um copo de suco a cada hora, intercalando os sabores. Comece pelo de limão.

Exemplo:
- 7h um copo de suco de limão
- 8h um copo de suco desintoxicante
- 9h um copo de suco de limão

Receitas

Suco de limão
- 1 copo de água
- 1 colher (chá) de limão

Suco desintoxicante
- 210 ml de suco de uva integral
- 200 ml de suco de abacaxi
- 7 copos de água
- 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
- 1/2 copo de suco de laranja
- 1/2 colher (chá) de canela
- Uma pitada de cravo-da-índia

Não bobeie

Depois da dieta, seu organismo estará equilibrado, o que possibilitará uma queima eficiente de gordura. Mas não adianta se encher de besteiras no dia seguinte! Mesmo porque, em apenas 24 horas, não há perda significativa de gordura. “Os quilos eliminados são resultado da menor retenção de líquidos”, diz Michelle.

Com tudo em cima

A dieta de desintoxicação deve ser realizada uma vez a cada 15 dias e apenas por quem está saudável. Não deve ser feita por pessoas com diabetes, disfunções renais, gastrite ou por crianças, gestantes e idosos. Se quiser desfrutar dos benefícios do suco desintoxicante mesmo depois da dieta, tome-o no lugar de um lanche.

Por que emagrece?

1. Desincha
O excesso de líquido proveniente do sedentarismo e de uma alimentação rica em sal é eliminado. Isso se deve, em grande parte, à ação do limão. A fruta deixa o ph do sangue mais alcalino, o que favorece a eliminação de toxinas. Além do que, é rica em potássio, mineral que ajuda a eliminar o sódio, responsável pelo acúmulo de líquidos.

2. Turbina o organismo
Os sucos possuem altas doses de vitaminas e minerais, elementos que garantem o equilíbrio das funções orgânicas. “Assim, o corpo deixa de absorver nutrientes que não trazem benefícios à saúde”, diz Mariana.

3. Acelera o metabolismo
A canela, o cravo-daíndia e o gengibre têm ação termogênica, favorecendo a queima de gordura. Eles elevam a temperatura do organismo, que acaba gastando mais energia – ou seja, calorias – para minimizar o calor corporal.

4. Impede o acúmulo de gordura
Estudo publicado pela Universidade de Chubu, no Japão, evidenciou o poder da antocianina (substância encontrada em frutas de coloração roxa, como a uva) contra a obesidade. “A pesquisa mostrou que tal substância pode alterar o funcionamento dos adipócitos (células de gordura), dificultando o armazenamento de gordura dentro dessas células”, explica Mariana.

5. Melhora a digestão
O limão é rico em limonoides, óleo essencial que estimula a produção de bílis, secreção fabricada pelo fígado e responsável pela digestão das gorduras.

6. Seca a barriga
O excesso de radicais livres no organismo desacelera o metabolismo e promove o aumento da gordura visceral. O limão e a antocianina, por serem poderosos antioxidantes, poderiam prevenir o quadro.

Consuma o suco imediatamente ou conserve-o fechado por até 4 horas

Consumo imediato

Algumas vitaminas, como a C, perdem suas propriedades ao entrar em contato com o oxigênio ou a luz”, explica Mariana. Por isso, tome o suco assim que prepará-lo. Se não der, mantenha-o em um recipiente fechado e opaco. Assim, as propriedades serão mantidas por quatro horas.

Marque no calendário

Escolha um dia tranquilo para tomar os sucos – a dieta fará com que você urine várias vezes ao dia, o que pode acabar atrapalhando a sua rotina. E vale evitar a prática de exercícios, pois, como a ingestão calórica é muito baixa, há risco de sentir fraqueza e tontura no dia.

Dica salva-vidas

Caso você não resista à tentação de ingerir algo sólido durante o dia, coma até duas castanhas, ou qualquer outra fruta oleaginosa, como nozes ou castanhas. “O processo de mastigação ajuda a promover a sensação de saciedade”, afirma a nutricionista Christina Maia.

Receita 1

- 3 fatias de abacaxi
- 1 folha de couve
- 1/2 xícara de folhas de hortelã
- 1/2 xícara de folhas de salsa
- 250 ml de água de coco

Receita 2

- 150 ml de suco de uva integral
- 100 ml de chá de cavalinha
- 1/2 colher (café) de canela em pó
- 1 folha de alface

Receita 3

- Suco de 1 laranja
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 cenoura pequena
- 200 ml de chá de hibiscus
- 4 morangos

Receita 4

- 1 maçã média
- 1/2 cenoura
- 1 talo pequeno de aipo (ou salsão)
- 1 talo de acelga chinesa
- 30 g de gengibre
- 50 ml de suco de limão
- 1 fatia de melancia
- 200 ml de água

Receita 5

- 150 ml de chá de carqueja
- 1 kiwi
- 100 ml de açaí
- 1 colher (chá) de levedo de cerveja

Receita 6

- 150 ml de chá de alecrim
- 1/2 beterraba
- 1 fatia grossa de melão
- 5 unidades de acerola

FONTE: M de Mulher

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago e futura nutricionista.

16 Comentários para “Desintoxicação alimentar e suas dúvidas”
  1. Kelcilene comentou:
  2. LEILA comentou:
  3. Carolina comentou:
    • Tiane Brites comentou:
  4. Aline comentou:
    • Tiane Brites comentou:
  5. Marina comentou:
    • Tiane Brites comentou:
  6. ivana comentou:
  7. Branca Englender comentou:
  8. Máira comentou:
  9. Fernanda Alves comentou:
  10. Lea Mendes comentou:
  11. Gabriela comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *