1

Manteiga X Margarina

Manteiga X Margarina

Você sabe a diferença entre margarina e manteiga?

Ouve-se muito dizer que a margarina é mais saudável que a manteiga. Unindo esse argumento ao preço mais baixo, a margarina acaba sendo mais vendida do que a manteiga tradicional. Mas qual dos dois produtos é mais adequado?

Manteiga
Contém aproximadamente a mesma quantidade de gordura que a margarina (80%), quase as mesmas calorias também (720 kcal por 100 g) e é derivada do leite. É rica em gorduras saturadas e possui também um alto teor de colesterol. Contém vitaminas A, D e E.

Margarina
Feita a partir de diferentes gorduras, ainda em que sua maioria seja procedente de gorduras vegetais hidrogenadas. As margarinas não contêm colesterol, mas a hidrogenação das gorduras – que permite solidificar gorduras vegetais, quase sempre líquidas a temperatura ambiente – comporta um risco para a saúde de quem consome, pois aparecem em sua composição ácidos graxos trans, mais prejudiciais do que as gorduras saturadas da manteiga. Quase todas as vitaminas que possuem são produzidas por métodos artificiais.

Veredicto:
Não há muito diferença entre o consumo de um produto ou outro. Nem a manteiga, nem a margarina podem ser consideradas essenciais, uma vez que os nutrientes que possuem são adquiridos com outros alimentos menos calóricos e saudáveis. Não é recomendado utilizar como gordura para cozinhar, já que para isso é mais indicado o famoso azeite de oliva. Mas, de qualquer forma, a manteiga ou a margarina podem ser consumidas esporadicamente.

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago.

Uma Resposta para “Manteiga X Margarina”
  1. Saltoris Atual comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *