Mastigação: O segredo para uma boa alimentação

Tiane Brites 21 de julho de 2010 13 10.414 visualizações   
Mastigação: O segredo para uma boa alimentação

Já parou para contar quantas vezes você mastiga os alimentos antes de engoli-lo? Sabia que o ideal é que se mastigue pelo menos 30 vezes antes de engolir os alimentos?

A mastigação é o segredo para uma boa alimentação e pode ser o caminho para perder peso. Quando se come sem pressa o centro da saciedade é estimulado enquanto você ainda esta ingerindo a sua refeição, evitando os excessos.

É fundamental para a nutrição mastigar os alimentos até que estejam completamente triturados e só depois engolir. Se os alimentos não forem bem triturados e chegam pedaços grandes ao estômago, aumentam o trabalho estômago. O resultado é uma digestão inadequada, azia, fermentações e gases. O nosso organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.

Mastigando lentamente a sensação de saciedade inibindo a fome, ocorre antes que se consuma uma grande quantidade de alimentos.

Os dentes também saem ganhando com uma mastigação correta. As pessoas que têm refeições mais líquidas ou não mastigam corretamente os alimentos, deixam os dentes sem função e, com otempo, enfraquecem.

Comer devagar para não passar do primeiro prato

Engolir a comida sem uma devida mastigação é o melhor aliado para ganhar peso, pois ela serve como um medidor para a quantidade dealimentos que devemos ingerir.

Enquanto mastiga-se os alimentos o corpo vai recebendo avisos ese preparando quimicamente para a captação dos nutrientes. Depois de um certo tempo, o cérebro começa a dar sinais de saciedade.

Este tempo leva pelo menos 15 minutos.

A quantidade de alimentos ingeridos deve ser o suficiente para não encher totalmente o estômago. Desse modo, há espaço para os alimentos e o estômago movimentarem-se, permitindo a liberação dosuco gástrico responsável por parte do processo digestivo.

Quem come muito depressa , praticamente engolindo a comida sem mastigar só se sente satisfeito quando o estômago estiver bem cheio, dilatado e até mesmo dolorido. O resultado é que o estômago recebe pedaços grandes de comida, tem que trabalhar muito mais, causando problemas digestivos. Para completar, no final você terá ingerido bem mais que precisa e com o passar do tempo a balança mostrará o peso ganho.


Os magros comem mais devagar

Observe que boa parte dos magros costumam mastigar lentamente e bebem os líquidos aos pequenos goles. Já os mais gordos, normalmente, comem com mais velocidade, não mastigam direito e tomam muito mais líquido.

O intestino tem uma função que é a de selecionar o que deve ou não ser captado, quando o alimento é adequadamente mastigado, esta seleção se faz de forma mais apropriada. Caso contrário, os alimentos pouco mastigados são mal selecionados e o organismo absorve mais do que deveria. O resultado é o aumento de peso.

Outro fato que deve ser observado é que as pessoas com tendência a engordar em geral apresentam um defeito genético que propicia a produção de uma pequena molécula que ativa um neuropeptídeo chamado Y (NPY), que quando chega ao cérebro inibe a liberação do hormônio de crescimento. Nos adultos, este hormônio atua no metabolismo durante o sono. Por isso, que quanto maior a ativação de NPY, maior a vontade de comer doces à noite e menor a liberação de hormônio de crescimento.

As pessoas que mastigam mal os alimentos ou comem depressa apresentam uma maior liberação do NPY e, conseqüentemente, ganha mais peso com o passar do tempo.


Uma boa salada para você aprender a comer devagar

Um dos fatores que faz uma pessoa a comer depressa e sem mastigar corretamente é a ansiedade e a falta de tempo no dia-a-dia. Por isso, é melhor começar a mudar seus hábitos, ganhar mais saúde e, até quem sabe, perder peso.

Dicas para comer mais devagar:

- Descansar os talheres enquanto se está mastigando.

- Coma sempre na companhia de amigos , pois conversando demora-se um pouco mais para comer.

- A cada refeição ou lanche mastigue com calma , saboreando o alimentos até transformar o sólido em pastoso.

- Escolha o horário de suas refeições em que tenha mais tempo e alimente-se com calma. Mastigar os alimentos pode até ajudar a reduzir a ansiedade.

- Saia da mesa satisfeito , mas nunca com o estômago totalmente cheio.

- Comece sua refeição com uma boa salada de grãos e legumes, mastigando devagar e sentido o sabor de cada garfada. Assim, quando você for se servir do prato principal e da sobremesa que são mais calóricas o seu centro da saciedade está começou a ser ativado. O resultado você notará com o tempo. Experimente, vale a pena!.

Sugestões:
- Coma sempre sentado, com a coluna ereta e descontraído;
- Não coma quando se sentir irritado ou ansioso – respire profundamente antes de começar a refeição, acalme-se, ou vá dar uma volta para arejar.
- Não atenda o telefone quando estiver comendo.
- Tente mastigar pelo menos 30 vezes cada garfada e repouse os talheres entre cada uma; de forma a estimular bem os dentes e gengivas e ter uma boa digestão.
- Mastigue de forma espirálica, isto é, utilizando todos os dentes.
- Faça uma caminhada de dez minutos depois das refeições.

Treinar a mastigação em sete passos:
1. Na hora de comer, esqueça a pressa e relaxe. Se estiver estressada, monte seu prato e, antes da primeira garfada, respire bem fundo e lentamente três vezes.
2. Fotografe mentalmente o prato que está a sua frente.Preste atenção no aroma, na variedade e nas cores dos alimentos. E envie a mensagem “estou comendo” ao centro de controle da fome, que fica no cérebro.
3. Descanse os talheres ao lado do prato depois de cada garfada. Volte a segurá-los apenas quando o alimento, transformado em pasta, puder ser engolido.
4. Você não consegue engolir a comida antes de voltar a pegar os talheres? Então, repouse as mãos sobre as pernas durante a mastigação.
5. Coma uma salada de entrada. Enquanto você mastiga as verduras e os legumes, ganha tempo para que a mensagem de saciedade chegue ao cérebro e você não pense em repetir o prato quente.
6. Antes da salada, você pode comer uma fruta pequena. Essa estratégia aumenta a chance de a refeição demorar os 20 minutos necessários e, ainda, diminui o desejo por doce na sobremesa.
7. Incluir uma fonte de fibras – pode ser uma colher de sopa de farelo de aveia – na salada do almoço, na sopa do jantar e no iogurte ou na fruta do café da manhã também faz você mastigar mais vezes. Além disso, essas substâncias ajudam a diminuir os níveis de colesterol, aumentam a sa-ciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Considere essas dicas como um investimento à sua saúde e boa sorte!

FONTES: Labo e Shvoong



13 Comentários »

  1. Talita 23 de julho de 2010 at 15:06 - Reply

    Nossa, antes da gastroplastia eu “engolia” a comida quase q direto…rs… Comia rapidão, em 5 minutos devorava um prato. Agora, eu fico até cansada de mastigar, principalmente carne; demoro pelo menos 15 minutos pra almoçar ou jantar, tudo beeeeeeem devagar. Comer cansa…rs… Bjão, Tiane!

    • JFabrício 8 de agosto de 2011 at 13:43 - Reply

      Oi Talita, gostei da sua informação, pois minha cirurgia é daqui a 25 dias e eu estava almoçando hoje e vi que estou agindo da mesma forma que vc disse, a comida passa quase que direto….me preocupei e vim dar uma olhada em matérias deste tipo….daí vejo o seu comentário e achei super bacana.

      Bjão

  2. adriano fernandes 31 de outubro de 2010 at 17:38 - Reply

    essas informaçcões são muit0 nos anos 80 as pessoas eram todas magras,as pessoas que mastigam te uma saude melhor.

  3. gilso 16 de dezembro de 2010 at 19:29 - Reply

    Ola! Sou acadêmico no curso de educação física na ulbragravataí, e gostei muito de suas pesquisas.

  4. Wilson 18 de janeiro de 2011 at 6:30 - Reply

    Mais que matéria boa! muito legal mesmo! já salvei nos favoritos!

  5. Patti 17 de maio de 2011 at 20:23 - Reply

    simplesmente amei tudo, ja gostava de comer com calma mesmo sem conhecer muitos dos benefícios, agora sim que vou q=fazer isso com mais calma e vontade.. valeu mesmo d+ d+ d+..

  6. Wagner 19 de novembro de 2011 at 22:19 - Reply

    Interessante, notei mudanças no meu rendimento quando comecei a mastigar mais e não beber liquidos durante a refeição.

    Eu estudo integralmente, na hora do almoço eu comia em 3 a 5 minutos e geralmente acompanhado com uns 600Ml de líquido(suco,coca,agua) e quando eu voltava para a faculdade
    sentia um sono monstruoso e uma preguiça que não cabia em mim, sempre era necessário tirar um sono, se não dormisse sentia um incomodo grande e a única forma de me sentir melhor é deitado.

    Não sou especialista na área de vocês (saúde) mas pude pensar no porque do meu cansaço.
    então, supus que, quando mastigamos menos, maiores pedaços são ingeridos, se mastigamos mais, diminuímos o tamanho dos pedaços.

    quanto menores os pedaços maior área de superfície eles possuem, como a digestão é repleta de reações químicas, a reação química é acelerada quando houver a diminuição do tamanho dos alimentos engeridos(porque há aumento na área superficial do alimento mastigado).

    uma analogia: é mais rápido dissolver um sabão em pó(sabado X) que um sabão em barra(sabao X) numa certa quantidade de água. pois o sabão em pó
    possuí uma área superficial muito maior que o sabão em barra, dando mais espaço para a água entrar e dissolver o sabão.

    voltando a minha comida, com pedaços maiores, existe um aumento de tempo para que o sistema conclua a reação, aumentando também a energia para completar a reação produzindo mais ácidos para dissolver a comida.(por isso o sono depois do almoço)

    e os líquidos: creio eu que eles atuam diminuindo a concentração dos ácidos que fazem as reações de digestão, levando a uma concentração menor, leva também a maiores tempos de reação…

    creio eu que mastigar um chiclete uns 15 minutos antes, favorece ao aumento de ácidos no estômago para que na hora que você vá comer a concentração do ácido seja alta e faça a digestão mais rápida que o normal.

    Parei de comer rápido, parei de beber durante a refeição, perdi o sono que sentia durante toda a tarde, e pareço ter entendido pq minha disposição voltava apenas no anoitecer.

    acho que falei tudo….
    aberto a críticas
    abs

  7. Julianna 22 de outubro de 2012 at 19:17 - Reply

    To brincando, eu amei é muito interessante aprendi coisas muito legais. Eu so magrinha mais gostei das dicas vou ensinar para meus parentes, porque é uma experiencia muito interessante que pode ser repassada pelas pessoas para que possam aprender mais e mais, eu adorei obrigada mesma vou mandar links para minhas sobrinhas elas estavam querendo saber como se mastigava direito porque elas são gordinhas e então elas queriam emagrecer, vou anotar as novidades para falar para elas.

    Um abraço enorme e obrigada pela dica bjos Julianna

  8. Julianna 22 de outubro de 2012 at 19:24 - Reply

    Minha prima perdeu 19kilos porque ela comeu mais devagar, a vida dela é bem corrida mais ela ajeitou e deu um tempo na vida dela então agora ela é magrinha ela pesava 89kilos e com 17 anos agora ela com 70kilos ela estava tentando recuperar o corpinho porque ela teve uma filha aos 16 e tava querendo arrumar o corpo sem fazer lipospiração. Ela pedia para eu mandar um beijão e um enorme abraço a tados que recomendarão e quem criou esse site obrigadão bjos da Débora e da Julianna abaço a tados e obg pela dica genteeeeeeeeee !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Elcio 16 de novembro de 2012 at 11:44 - Reply

    Olá, muito boa pesquisa e estudo, vou procurar aplicar. Até recomendei aos amigos do Face! Muito Obrigado.

  10. Talita Nascimento 29 de março de 2013 at 3:41 - Reply

    Super interessante as dicas e qs explicacoes… Mto legal

  11. Talita Nascimento 29 de março de 2013 at 3:42 - Reply

  12. Elisete Rodrigues 9 de dezembro de 2013 at 19:50 - Reply

    Muito bom!

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site