Gravidez após cirurgia bariátrica

Tiane Brites 25 de maio de 2009 47 11.976 visualizações   
Gravidez após cirurgia bariátrica
Muitas mulheres que procuram a cirurgia bariátrica estão em idade fértil e tem dificuldade de engravidar devido a obesidade, que afeta a ovulação. Eliminando o peso extra, normalmente os ciclos menstruais ficam normalizados e a ovulação acontece.

É importante que a equipe médica tenha conhecimento da gestação e faça um acompanhamento, pois podem acontecer vários fatores que possam prejudicar a formação do feto, pelo fato do corpo ter baixas reservas de nutrientes e vitaminas.

Nas pacientes obesas, os problemas ginecológicos e obstétricos não são poucos. Quando conseguem engravidar, elas apresentam muito mais abortos e partos prematuros, diabetes gestacional, hipertensão arterial relacionada à gestação, pré-eclâmpsia, bebês demasiadamente grandes e com muito mais gordura corporal, hemorragias durante cesareanas, infecções de feridas cirúrgicas e complicações anestésicas.Nessas mulheres, a perda de peso, antes da gestação, pode propiciar as condições necessárias não somente à concepção e à gestação, mas também ao exercício da maternidade de forma mais saudável e feliz“, explica a médica.

Cuidados ANTES da concepção

A rápida perda de peso que se segue às cirurgias da obesidade alcança um platô por volta de 12 a 18 meses, após o procedimento. “É recomendável o uso de anticoncepcional nessa fase, uma vez que a perda rápida de peso pode colocar em risco o desenvolvimento fetal e os benefícios da perda de peso para essa mulher“, explica Ellen Paiva.

As técnicas classificadas como by pass desviam o alimento de importantes rotas absortivas e podem levar à deficiência de vários micronutrientes importantes para a saúde materno fetal. “As deficiências de ferro, cálcio, vitamina B12 e ácido fólico, comuns nas pacientes submetidas a essas cirurgias, são mais intensas nas mulheres que menstruam, uma vez que perdem mais ferro através do sangue menstrual“, observa a endocrinologista.

As deficiências nutricionais idealmente deveriam ser identificadas e tratadas antes da concepção. “Isso pode ser feito com a suplementação de ferro, através do fumarato de ferro, mais tolerável do que o sulfato ferroso, vitamina B12 via oral 500 a 1000mcg/dia ou por via intra-muscular 500 a 1000mcg uma vez ao mês“, afirma a diretora do Citen.

O cálcio – cerca de 1200mg/dia – deve ser administrado sob a forma de citrato de cálcio, uma vez que os sais de carbonato de cálcio requerem a acidez gástrica, e devido à redução drástica da câmara do estômago e do suco gástrico, estes nutrientes são muito mal absorvidos. “Finalmente, todas as mulheres em idade reprodutiva devem receber, pelo menos, 400mcg de ácido fólico diariamente, para a redução do risco das malformações neurológicas, os chamados defeitos do tubo neural“, diz a endocrinologista.

Cuidados gestacionais

Além da manutenção dos cuidados e suplementações já iniciados antes da concepção, geralmente, há a necessidade de se intensificar as doses das vitaminas e minerais. “Nesse momento, a gestante deve ser advertida sobre os riscos da super dosagem de uma vitamina em especial: a vitamina A. A dose contida nas vitaminas pré-natais é de 5000UI de vitamina A, por comprimido, e, muitas vezes, a gestante, após a cirurgia bariátrica, é corretamente orientada a ingerir 2 comprimidos por dia, alcançando a dose máxima de 10000UI da referida vitamina“, alerta Ellen Paiva. Além desses dois comprimidos, a gestante não deve ingerir nenhum outro remédio que contenha vitamina A, pois além da dosagem de 10000UI, a vitamina é teratogênica.

As queixas de desconforto abdominal nas gestantes devido a complicações da cirurgia bariátrica podem passar despercebidas ou podem ser confundidas com as alterações ligadas à própria gestação como os vômitos freqüentes, refluxo, contrações uterinas e mal estar matutino.

Os riscos das deficiências de micronutrientes aumentam com a progressão da gestação, levando à necessidade da suplementação desses através da via endovenosa ou intramuscular. É o caso das deficiências graves e resistentes de ferro e vitamina B12“, informa Ellen Paiva.

As baixas de glicose ou hipoglicemias, tão freqüentes nas gestantes de uma maneira geral, são geralmente mais freqüentes e mais graves nas gestantes após a cirurgia bariátrica. Além disso, a complicação mais sintomática e desconfortável dessas cirurgias, o chamado dumping, é também mais freqüente nas gestantes. “Há que se reforçar a necessidade das refeições mais freqüentes, o cuidado com o jejum prolongado e o risco dos líquidos ou alimentos sólidos ricos em açúcar. As manifestações extremamente desconfortantes do dumping dão à paciente submetida à cirurgia bariátrica a noção clara da importância do controle alimentar, tanto em relação à freqüência, como em relação ao tipo de alimentos ingeridos“, diz a médica.

Pós-parto e a amamentação

A perda de peso das gestantes, após a gestação e o parto, segue a mesma intensidade da perda de peso após a cirurgia bariátrica. Há relatos de que a maior parte do peso ganho durante a gestação é perdida nas primeiras 5 semanas após o parto.

A amamentação não é contra-indicada para estas pacientes, entretanto, quadros de deficiências maternas de microcutrientes, como os descritos acima, podem levar às mesmas manifestações nos bebês que estão amamentando. Essas mães devem seguir suas suplementações rigorosamente para realizarem o sonho de amamentarem seus bebês“, recomenda a endocrinologista.

Quando comparadas com as gestantes obesas que engravidam, aquelas que o fazem após a cirurgia bariátrica, têm menor incidência de hipertensão arterial, menor ganho de peso durante a gestação e bebês de peso semelhantes, embora os grandes fetos macrossômicos sejam menos comuns nas mulheres operadas.

A orientação nutricional e a adesão das pacientes ao novo programa alimentar favorece os resultados positivos das gestações de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Por outro lado, a dificuldade que muitas dessas pacientes têm de seguir estas mesmas orientações pode tornar essas gestações complicadas, expondo os bebês aos riscos de graves malformações e desnutrição“, conclui a endocrinologista Ellen Paiva.

FONTE:  Portal O Bonde



47 Comentários »

  1. Daia Marchiori 25 de maio de 2009 at 8:58 - Reply

    Muito informativo…adorei…bjóks!

  2. Rita 25 de maio de 2009 at 13:32 - Reply

    Que coincidência, amiga, ando pensando bastante neste assunto, sabe? Tanto nestas questões vitamínicas, de má formação, como nas questões físicas e estéticas…será que devo deixar as plásticas da barriga e seios para depois de ter filhos? Ai dá medo de estragar tudo, né? Me sinto um pouco egoísta, mas depois de tanto esforço, e de anos sem pensar em mim, tem de ser ao contrário, né?
    Beijo enorme!

  3. Letícia 27 de maio de 2009 at 10:55 - Reply

    Vocês não vão acreditar, mas tenho um mês e meio de operada e estou grávida há 2 meses… Tô cheia de dúvidas, se alguém puder me ajudar!!!

    • Flavia 8 de outubro de 2009 at 14:34 - Reply

      Leticia, gostaria de saber como anda sua gestação e a saúde de seu Bebê.
      Estou na fase de exames para fazer a gastroplastia e gostaria de engravidar 06 meses depois. Todos falam que é loucura, mas pelo que entendi qdo vc operou já estava grávida, não é isso?
      Por favor me mande noticias e me diga como tem sido sua gestação, oq ue espero que esteja tudo bem.
      Obrigada, Flávia

    • Roberta 11 de novembro de 2009 at 16:15 - Reply

      Letícia, o seu teste de BETA HCG não deu negativo antes da cirurgia?

    • luciana silva da cruz 8 de abril de 2010 at 17:24 - Reply

      leticia meu nome e luciana operei em 01 de outubro de 2009 em 20 de novenbro descobri que estava gravida olha estou desperada perdi 36 quilos meu medo e acontecer alguma coisa com meu bebe e tambem deu,emgorda denovo pois estou com 5 mese de gravidez naõ consigo perde peso acho que agora naõ,e bom entra encontato comigo,meu tel. 021 3652-2297 vou ficar muito feliz

    • Larissa 28 de novembro de 2010 at 0:38 - Reply

      LETICIA, DÊ NOTICIAS DO SEU BEBE?
      SEU MEDICO BRIGOU MTO? POIS O MEU DIZ SEMPRE QUE SO PODE ENGRAVIDAR DOIS ANOS DEPOIS, SE ACONTECER ISSO ACHO QUE ELE ME MATA..KKKK

  4. Fabi 7 de setembro de 2009 at 18:30 - Reply

    Poxa, realmente interressante. Valeu pela informação!

  5. kelly 22 de novembro de 2009 at 18:34 - Reply

    ola… estou gravida de oito semanas, e operada a sete meses…gostaria de saber mais sobre este assunto… nao planejei a gravidez, mas fiquei muito feliz com a noticia, ja eliminei 40k, estou dentro da minha faixa de imc, e meus exames deram todos otimos, nenhuma deficiencia, gracas a Deus!!! como ja tomava o materna agora minha obstetra aumentou a dosagem para dois comprimidos… enfim se alguem tiver mais informacao…rs
    obrigada

    • Ana Cristina 26 de novembro de 2009 at 13:49 - Reply

      Eu tenho 8 meses de operada (gastroplastia) estou garvida de 4 meses e estou super bem, o que precisa ser feito e um acompanhamento em conjunto com o clinico e o endocrinologista geralmente indicado pela equipe que a operou, os médicos passaram para mim 5tipos de vitaminas.

      • sabrina 29 de novembro de 2009 at 19:10 - Reply

        querida tenho 6 meses de operada e estou desesperada pois descobri a dois dias que estou gravida nao sei oq fazer estou muito confusa vc poderia me ajuda des de ja agradeço bjs

    • sabrina 29 de novembro de 2009 at 19:13 - Reply

      estou na msm situaçao que vc ..mais muito preoculpada vc poderia me dar umas dicas valeu bjs

  6. Livia 16 de março de 2010 at 10:24 - Reply

    Bom dia..
    eu fiz a cirurgia em junho/09 e em setembro descobri q estava grávida de 5 semanas…foi um susto..mas uma alegria enorme também..
    estou com 7 meses de gestação..tenho muitos dumpings,pressão muito baixa,anemia…mas meu bebê está se desenvolvendo bem..
    mas o obstreta falou que não vai ser um bebê muito grande..em função de eu ter perdido peso durante a gravidez..agora meu peso es-
    tabilizou..mas não engordei nada…eu brinco dizendo q o nenê se alimenta das minhas reservas…tomo 2 comp.de materna diariamente..e
    já tive q fazer tratamento 4 vezes com antibiótico devido a infecção urinária…
    mas gostaria q alguém q tivesse passado ou está passando me escreva me contando p/liviamachado@gboex.com.br
    adoraria ouvir outras histórias também…
    abçs
    Lívia.

    • JP 8 de fevereiro de 2011 at 14:30 - Reply

      olá meninas faz 4 meses que fiz a cirurgia e hoje fazem 5 meses de gestação, tenho pressão beixa, anemia e o meu obstreta esta pesquisando a possibilidade de diabetes gestacional ou sindrome de dumpings. Mas o bebÊ esta seguindo bem a gestação com a formação adequada ao tempo.
      Se alguém tiver algo a comentar me responda por favor.

  7. luciana silva da cruz 8 de abril de 2010 at 17:10 - Reply

    ola gostaria de saber mais sobre este assunto pois fiz a cirurgia bariatrica a 5meses com 1mes de operada emgravidei queria muito que essa dr,ellem paiva entrasse encontato comigo

  8. Carolina 23 de abril de 2010 at 19:27 - Reply

    MENINAS!!!
    EU FIZ E REDUÇÃO HÁ 4 MESES COM A TÉCNICA BY PASS EM Y DE ROUX.
    FUI A GINECOLOGISTA HOJE E ELA ME FALOU QUE A GRAVIDEZ PARA MIM E PARA O FETO É DE ALTO RISCO. TENDO EM VISTA A REDUZIDA ABSORÇÃO DE VITAMINAS,ETC..ESSE RISCO CONTINUA MESMO DAQUI HÁ DEZ ANOS. ELA É OBSTETRA E TEM ACONTECIDO MUITAS MORTES E MUITOS GRAVES PROBLEMAS COM OS FETOS, FALTA DE DESENVOLVIMENTO, COMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO NEUROLÓGICA, ETC,ETC….FIQUEI ASSUSTADA POIS AINDA TENHO 29 ANOS E QUERIA MUITO TER UNS 3 FILHOS SAUDÁVEIS.
    GOSTARIA DE PEDIR PARA VCS QUE FIZERAM A CIRURGIA CONVERSAREM COM OS GINECOLOGISTAS DE VCS PARA QUE POSSAMOS TER UMA VERDADE DO QUE REALMENTE ACONTECE. POIS UM DIZ UMA COISA, OUTRO DIZ OUTRA….SE ALGUEM PUDER AJUDAR AGRADEÇO. BEIJOSSSSSSSSSS

  9. Carla 30 de abril de 2010 at 13:15 - Reply

    Oi gente!
    Tenho 98k e estou pensando em fazer a bariátrica. O problema é que gostaria de engravidar esse ano pois tenho 32 anos e meu marido 46, e será por inseminação artificial… Já tentei perder peso p/ engravidar mas não consegui, é uma luta da vida inteira… Será que corro muito risco engravidando com esse peso, ou será melhor fazer a cirurgia e esperar 1 ano p/ fazer a inseminação?
    Me ajudem por favor!!!

    Carla Plaster
    carlaplaster@hotmail.com

    • érika 3 de agosto de 2010 at 13:59 - Reply

      Carla,

      Fiz a redução há 6 meses e ja perdi + de 25 kilos, estou muito feliz, e sei o quanto é importante ser mãe, pois tenho uma menina de 12 anos e quero muito em breve engravidar novamente, espero que tome a decisão correta e se precisar de um médico, na realidade um anjo da guarda te passo o telefone do que me operou, ele não existe.

      Sorte!
      erikabraz2007@hotmail.com

    • Mari ( atelierXeirinho de Nenêm) 11 de janeiro de 2011 at 15:41 - Reply

      Carla, vc pode optar em fazer a cirurgia, melhor a sua saúde, aguardar o tempo de 2 anos, e dai sim engravidar. Pois engravidar com excesso de peso, só prejudicará a saúde, pois o próprio corpo impede a gravidez para evitar trazer risco a saúde, então já que tu fará inseminação, eu fosse tu primeiro perderia peso, depois pensaria no bebê.
      Aguardo pelo sonho da maternidade há 16 anos. Minha cirurgia será agora dia 17/01. E embora eu deseje muito ser mãe , farei o possível pra que isso aconteça no prazo que o médico me indicou, após 2 anos de operada. Pra quem esperou 16 anos, 2 anos é muito pouco. Tenho hj 35 anos.
      Acho que após tua operação talvez nem precise de inseminação.
      Boa sorte.

      Mari.

  10. carla 24 de agosto de 2010 at 13:24 - Reply

    Boa tarde eu fiz a cirurgia bariatrica a 6 anos e logo em seguida fiz a retirada de visicula e de hernia incisional e agora estou gravida de dois meses e tenho uma tela de prolene no meu abdomen gostaria que esta começando a encomodar conforme minha barriga vai inchando e estou com medo dela romper e criar mais problemas. Gostaria de saber se essa tela vai dar problema quando a barriga crescer?

    Obrigada

    Carla

    • Cristina 29 de fevereiro de 2012 at 21:09 - Reply

      Carla, gostaria de saber qual o desfecho da sua gravidez. Eu também tenho uma tela no abdomem devido hernia incisional e pretendo engravidar. Obrigada.

  11. Larissa 28 de novembro de 2010 at 0:36 - Reply

    Vou fazer a cirurgia na segunda feira, fiquei sabendo da data hj sabado, estou super nervosa, pois sou fertil e nao consegui laboratorio nenhum para fazer um BETA hj, ai andei lendo umas coisas… e me preocupei,me ajudem com uma duvida, CASO EU OPERA COM SEMANAS DE GRAVIDEZ O QUE ACONTECE?
    ABORTO ESPONTANEO????????? OU O BB FICA BEM?????????????
    ESTOU COM A CABEÇA MIL DEVIDO A NAO CONSEGUIR FAZER UM BETA, FIZ SEMANA PASSADA,DEU NEGATIVO SO QUE A CIRURGIA FOI REMARCADA AI JA SABEM NE…

    BJS

    ME MANDEM UM E-MAIL RESPONDENDO….QUEM SOUBER.

    LARY_PLAYSSA@HOTMAIL.COM

  12. Edneusa da Silva 4 de janeiro de 2011 at 17:48 - Reply

    olá meninas fiz cirurgia de redução dia 10 de agosto de 2009,e até julho de 2010 perdi 50 kg,tive uma crise de pedra na visicula e tive que operar,ai imaginem vocês,depois de alguns dias descobri que estava gravida,nossa surpresa total pois só tinha um filho e ja com 16 anos.hoje dia 04 de janeiro de 2011 ja com 26 semanas de gestação estamos muitos felizes,vem ai o Guilherme Eduardo,to muito bem graças a Deus,só com um pequeno problema de circulação no sangue,mas quanto as vitaminas ta td ok.
    bjus a todas..
    se quiserem add meu msn
    edneusa_31@hotmail.com

  13. lilian 10 de fevereiro de 2011 at 21:01 - Reply

    meu filho nasceu com anemia, mesmo eu tomando 5 vitaminas diferentes.
    eu engravidei depois de 4 anos de operada e estava bem de saúde. COM TUDO ISSO ELE NASCEU COM 4K,60G e é forte até hoje.

    No período da amamentação eu me sentia fraca e com muita tonteira. Até ele completar 6meses para encrementar na alimentação do bebê eu só saia de casa acompanhada, porque depois que ele mamava não tinha forças nos braços para segurá-lo.
    beijos……..

  14. lucyana silva 11 de março de 2011 at 23:29 - Reply

    Eu tenho 7 anos de operada, e nesses dois ultimos anos eu tive duas meninas lindas e saudáveis, minhas gestações foram normais, excluido o fato da anemia, mas foram normais, não tivemos nenhum complicação, nem durante a gestação, muito menos no parto! Graças a Deus!

  15. MARJORY 26 de maio de 2011 at 8:36 - Reply

    Ola meninas.
    Descobri ontem q estou gravida de 4 semana e só tenho 9 meses de bariatrica estou muito preocupada, pois tem muita gente q só fala mal e briga me chama de louca, mas ãpesar de o bebe ser bem vindo nao foi planejado, tenho uma menina linda de 5 anos e estou me sentindo perdida. Por favor me ajudem.

  16. Amanda Peixoto 4 de julho de 2011 at 13:57 - Reply

    Olá! Tudo bem?!
    Bom, tenho 4 meses e operada e descobri hoje que estou grávida. Li as histórias de todas e fiquei feliz em não ser a única a passar por isso, pois confesso que fiquei um pouco preocupada.
    Acredito que se Deus permitiu minha gravidez, correrá tudo bem.
    Não sei quanto tempo tenho de gestação, mas deve ser mais ou menos umas 4 semanas.
    Gostaria muito que alguém que já tivesse passado por essa experiência entrasse em contato comigo, pois meu médico disse que pra não haver riscos, seria melhor engravidar após 1 ano de operada.
    Desde já agradeço a atenção! Espero que corra tudo bem em suas gestações, viu!! Bjokas para toda!!

    • Renata Mendes 18 de setembro de 2011 at 11:08 - Reply

      Caras Colegas!

      Fiz a gastroplastia redutora a 5 meses e descobri que estou grávida a 7 semanas (engravidei com 4 meses de operada) também estou preoculpada, pois ainda não era a hora, o ideal é 2 anos pós cirúrgia, mas Deus tudo sabe, ele não abandona os seus… Tenho fé que tudo dará certo. Estou seguindo bem as orientações da equipe multidiciplinar que vêm me acompanhando pré e pós cirúrgia. Gostaria muito de entrar em contato com vcs. Se cuidem e tenham fé. “Tudo Posso Naquele que me Fortalece”.

    • Rosangela Costa 19 de abril de 2013 at 15:09 - Reply

      Boa tarde meninas!!!

      Como muitos casos acima, fiz minha gastroplastia em Janeiro/2013 e ontem descobri que estou gravida. É um mix de sentimentos alegria, felicidade, preocupação e medo…tudo junto um tentando ser maior que o outro.
      O pots da Paula me deixou um pouco mais tranquila, pois o que eu escuto de coisas ruins não esta escrito rs, mas mesmo assim estou muito preocupada.

      • Mônica Paula 16 de janeiro de 2014 at 15:06 - Reply

        Rosangela Costa minha situação é igual a sua. Sua gestação foi boa??? Voce e Seu bebê teve algum problema???? Me dar notícia.

  17. Viviane 18 de novembro de 2011 at 11:42 - Reply

    Eu engravidei com 6 meses de cirurgia, hoje estou com 27 semanas e minha baby esta bem, crescendo normal, tomo calcio, ferro, centrum e vit b12 injetável.Para mim não é sacrifício nenhum, estou feliz, apesar de ter vindo no susto a Isabela sera muito bem vinda e amada.Estou me sentindo muito bem,eu ja sou mae de dois, uma menina(10 anos) e um menino(4 anos), nasceram de parto normal,só que eu engordei muito nas duas gravidez, na média de 30 kg e minha ultima gestação, tive Diabetes Gestacional, agora engordei até aqui 5kg, não sinto dores como sentia nas outras.
    Meninas nao se preocupem, tudo dá certo, reponham direitinho as vitaminas, meu médico disse que fez ja varios partos e os babys vem todos normais.
    Beijao

  18. Danielle 30 de novembro de 2011 at 16:43 - Reply

    Acho que os médicos,no caso cirurgões deveriam frisar bem o prído que é de 01 ano para se preparar para uma gestação.Sabe-se que uma gestante não paciente bariátrica já tem carências de várias vitaminas e minerais(ferro,cálcio eoutros)sendo nescessário um complemento

  19. Andréia 2 de fevereiro de 2012 at 7:16 - Reply

    Bom dia meninas!!!Descobri essa semana que estou grávida de 4 semanas…amanhã faço 9 meses de cirurgia bariatrica.Tenho um filho de 5 anos e meio.Estou muito feliz com minha gestação e já entreguei tudo nas mãos de Deus.No começo de janeiro fiz exames de rotina e todos vieram ótimos!!!Nenhuma falta de vitaminas.Amanhã tenho G.O para começar o pré natal.Gostaria de trocar informações com vcs.Bjs

  20. Karem Maryanna 6 de maio de 2012 at 4:07 - Reply

    Olá, queridas, estou com 9 meses de operada e 5 de gestação, e para surpresa minha gestação e em dose dupla. graças a DEUS os bebes estão se desenvolvendo muito bem, eu no início passei mal, mas toda gestante passa mal. Meu G. só me elogia engordei 200gramas até hoje. bom desejo muita sorte p todas nos, lembrando DEUS nunca te dará um farto maior do q podes carregar, pode parecer difícil mas chame por ele e com certeza ele irá te socorre. bjs

  21. MIRNA 30 de maio de 2012 at 17:40 - Reply

    estou com bebe de 11 meses e me preparando para fazer a bariatrica sera que vou poder continuar a amamentaçao apos a cirurgia?

  22. Paula 19 de janeiro de 2013 at 11:02 - Reply

    Olá pois é amigas fiz a gastroplastia em agosto de 2011 em novembro engravidei quase surtei né imaginem depois de todas as recomendações médicas aconteceu, meu cirurgião foi muitoo compreensivo e me tranquilizou um pouco embora me esclareceu todos os riscos, já minha obstetra quase me matou de medo, enfim só engordei 1 kilo na gravidez meu bebe nasceu perfeitooo 3,325 kg e 49 cm lindooo,mas detalhe quando descobri a minha gravidez passei a fazer uma dieta rigorosa com a nutri e a endocrino era uma alimentação muito regrada a base de proteinas e tive que tomar muitas vitaminas e suplementos e fiz tudo certinho por isso tive um final feliz e abençoado que me acorda todas a s manhãs com um sorriso banguelo que amo demais kk bjs.

  23. EMANUELA 1 de fevereiro de 2013 at 12:57 - Reply

    NADA COMO SER E LEVAR UM VIDA SAUDÁVEL. ANTES DA BARIÁTRICA EU JÁ TINHA TIDO MINHA PRIMEIRA FILHA – JULIA – ME SENTIA FEIA NA GRAVIDEZ, NADA ME SERVIA, NÃO VIAM A MINHA BARRIGA DE GRÁVIDA ESCONDIDA ENTRE A BANHA. ENGORDEI 15KG (ATÉ Q NEM TANTO) REZAVA POR UM PARTO NORMAL MAS INFELIZMENTE NÃO FOI. A SEGUNDA GRAVIDEZ – LIVIA – APÓS 3 ANÓS DE BARIÁTRICA, MAGRA E LINDA PUDE CURTIR MUITO…TODOS FALAVAM “VC ESTÁ LINDA SÓ TEM BARRIGA” ME OLHANDO POR TRÁS EU NEM PARECIA ESTAR GRÁVIDA, USEI MINHAS CALÇAS JEANS TAMANHO 40 ATÉ O FINAL DA GRAVIDEZ, FIZ ATIVIDADE FÍSICA SEMPRE!! ALCANCEI O FIM DA GRAVIDEZ NUM TOTAL DE 7KG A MAIS E APÓS O MEU TÃO SONHADO PARTO NORMAL SAÍ DA MATERNIDADE COM 6,5KG A MENOS E EM 1 SEMANA VOLTEI AO MEU PESO ANTES DA GRAVIDEZ.

  24. Simone 28 de abril de 2013 at 14:05 - Reply

    Meninas, estou com 1 ano e 3 meses de operada e eliminei 56kg, tenho um filho de 10 anos e gostaría muito de ter outro, mas estou morrendo de medo de engordar muito e não conseguir voltar ao normal… é que na 1ª gravidez ganhei 33kg… o que vocês acham???? Será que agora vai ser diferente já que sou operada?????

  25. Diana Rodrigues Gama 16 de junho de 2013 at 19:21 - Reply

    Ola me chamo DIANA RODRIGUES, sou operada ha 08 anos, e estou gravida de 15 semanas, estou super feliz, pois o meu filho mais velho eta com 13 anos, estou estou bem , o bebe tambem, mas como toda mae preocupada, mas muito confiante em deus que o meu bb, vai ser saudavel estou fazendo de tudo pra isso, caso tenha alguama mamae ai que esta na mesma situação e se quizer compartilhar duvidas entre em contato, bjs diana_r_gama@hotmail.com

  26. fernanda 19 de julho de 2013 at 23:16 - Reply

    queria saber se quem tem hérnia iincisional pos bariátrica pode engravidar tenho 4 anos de operada preciso dessa resposta urgente estou doidinha pra engravidar estou com 36 anos!se alquem puder me ajudar ficarei grata….

  27. Karina 20 de agosto de 2013 at 14:19 - Reply

    Olá!!!!! Estou numa dúvida cruel…..fiz uma gastroplastia vertical em julho de 2010….perdi 40 kilos….tenho um filho de 10 anos e agora meu marido quer mais um filho..estou pensando seriamente no assunto ,mais tenho medo de engravidar e voltar a engordar tudo de novo…por favor me ajudem vcs que ja fizeram a cirurgia bariatrica,me digam se vcs voltaram ao peso normal…
    Grata….. Karina
    kabueno78@hotmail.com

  28. Sinthia Regina 29 de outubro de 2013 at 0:23 - Reply

    preciso falar com vc urgente me add no face

  29. Cinthya Harder Brito 29 de outubro de 2013 at 1:56 - Reply

    Eu sou operada há 7 anos, e engravidei 2x depois da gastroplastia. Mas pra minha decepção, estou gorda de novo. Engordei 8 kg na primeira e 9 kg na segunda gestação, porém, em vez de perder esse peso, ganhei mais e mais peso. Resultado, estou quase com o peso de antes da gastro e sem comer quase nada. Entalo com alimentos secos, tenho dumping com doces e mesmo assim engordo. Estou frustrada.

  30. samara evelin dos santos ferreira 13 de novembro de 2013 at 11:08 - Reply

    olá fis uma serugia da visicúla e depois de dois meses engravidei estou com dois meses de gestação e estou com hiperglisemia estou preocupada corro algum risco alguem pode me dar essa resposta.

  31. Rubia Rosar 17 de janeiro de 2014 at 19:57 - Reply

    Tenho 3 anos de bariátrica e um bebê de 15 dias que nasceu a termo de 39 semanas, cesária, 3,280 kg e 48,5 cm, percentil 50. Estou amamentando. Tenho uma menina de 6 anos e 9 meses que nasceu quando eu estava obesa, ela nasceu pré termo, com 36 semanas e com 2,445 kg, 43,5 cm, ficou com baixo peso até os 4 anos. Em resumo, no meu caso o bebê wue nascdu depois da bariátrica veio bem mais saudável que a nascida antes.

  32. Mony 4 de fevereiro de 2014 at 19:42 - Reply

    Olá Meninas,

    Tenho uma tela na barriga e sou gordinha, quero saber se posso engravidar, por favor me ajudem!!!

  33. Michela 20 de março de 2014 at 1:04 - Reply

    Estou com bebe de 05 meses e me preparando para fazer a redução de estomago, gostaria de saber se poderei continuar amamentando apos a cirurgia?

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site