Recomendações básicas aos pacientes pós-operados de gastroplastia

Tiane Brites 15 de maio de 2009 24 8.085 visualizações   
Recomendações básicas aos pacientes pós-operados de gastroplastia

1. Procure comer bem devagar, mastigando bem os alimentos e, principalmente, envolvendo os alimentos com a saliva. Você só deve engolir depois que os alimentos estiverem bem triturados e em consistência pastosa. Dê um pequeno intervalo entre as garfadas .

2. Procure não ingerir líquidos durante as refeições, pois isso pode dificultar ainda mais a digestão.

3. Evite alimentos gordurosos, principalmente frituras, salgadinhos, carnes e queijos gordos.

4. Evite açúcares e doces, principalmente com o estômago vazio, pois você pode sentir um mal-estar horrível: pulsação acelerada, fraqueza, palidez, suor frio, cólica e diarréia. Isso pode e deve ser evitado. Se, esporadicamente, sentir vontade de ingerir doces, só utilize pequenas porções após as refeições.

5.  Se você não tolera leite de vaca, mesmo quando diluído em água, você deve utilizar leite de soja ou similares. Existem várias opções no mercado. Escolha sempre uma marca de boa qualidade e observe se ele é enriquecido com vitaminas e sais minerais , principalmente com cálcio.

6.  A maioria das pessoas não tolera carne vermelha nos primeiros meses após a cirurgia. Ela deve ser reintroduzida com muito cuidado, pois mesmo depois de mastigar bastante, o “bagaço” da carne pode obstruir a passagem dos alimentos através do anel no estômago, trazendo consequências desagradáveis. Dê preferência para carnes mais tenras e macias, como frango, peru e peixe. Mesmo assim, mastigue-as bem e lentamente antes de engolir.

7. As bebidas gasosas (refrigerante, água tônica, água gasosa, soda) também não são muito bem toleradas, pois provocam um certo desconforto abdominal (gases) e podem ativar o mecanismo da fome, além de não trazerem nenhum benefício nutricional.

8.  Procure não beliscar entre as refeições. Estipule horários mais ou menos fixos para as suas refeições e não coma nada nos intervalos, beba apenas água em pequenos goles. Se você começar a comer fora dos horários de refeições, poderá não emagrecer de forma satisfatória e  poderá apresentar complicações no futuro.
9. Você deverá tomar bastante água ao longo do dia. Ela vai te ajudar as desintoxicar seu organismo, evitando a formação de pedras nos rins e aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Se você sentir fome nos intervalos das refeições, é porque não bebeu água o suficiente.

10. Se não houver aderência ao tratamento, o resultado poderá não ser satisfatório e o maior prejudicado ser você mesmo! Pense bem nisso …

Estas recomendações foram passadas pelo meu cirurgião bariátrico, Dr. Eduardo Nacur, o que não substitui a avaliação do seu médico. Consulte um nutricionista para obter um cardápio adequado as suas necessidades e outras recomendações alimentares.




24 Comentários »

  1. malu 15 de maio de 2009 at 11:16 - Reply

    Isso so faz aumentar minha admiração por vc. quantas restrições, quantos detalhes, deve ser por isso q muitas pessoas desistem so de pensar no depois. Claro que o esforço vale a pena.. vc está ai pra provar isso.. mas só os guerreiros vencem essa batalha com tanto merito..
    e como esta aquele probleminha da cirurgia no seio? ja retornou ao medico?

  2. Daia Marchiori 15 de maio de 2009 at 14:31 - Reply

    Miga muito bom esse post…

  3. Ale 15 de maio de 2009 at 20:03 - Reply

    Querida tenho uma dúvida, depois de uma cirurgia bariátrica e de uma abdominosplastia pode engravidar????
    bjos
    Alê

    • gilza 19 de janeiro de 2010 at 16:40 - Reply

      Ale, sou fono trabalho em uma equipe de cirurgia bariátrica e já fiz essa cirurgia tbm, respondendo sua questão ,pode sim engravidar mais o bom é esperar vc terminar o processo de emagrecimento, depois tudo corre normalmente, pois caso vc engravide no período de emagrecimento +- um ano vc pode não eliminar o que gostaria…espero ter te ajudado

      Gilza

  4. Jehh 15 de maio de 2009 at 20:08 - Reply

    Otimooo post !!!!
    já ate deixei no favoritos pra qndo chegar perto da minha cirur.
    Beijãooooo

  5. claudia 15 de maio de 2009 at 21:20 - Reply

    Oi Tiane, tá tudo bem com vc? Os antibióticos estão agindo direitinho?
    Passei só para contar que me chamaram para o grupo de apoio pré-cirurgia. Devagar chego lá…esse post é de grande valia para mim. Vou seguí-lo direitinho
    beijinho

  6. ALESSANDRA GUEDES 1 de julho de 2009 at 19:21 - Reply

    OLA FIZ A CIRURGIA BARIÁTRICA À 6 DIAS E AINDA NÃO CONSEGUI IR AO BANHEIRO FAZER AS FEZES…ISSO É UM PROBLEMA?O QUE EU FAÇO?

    • eduardo 7 de outubro de 2009 at 10:45 - Reply

      Alessandra
      Bom dia

      Não se preoculpe , pois eu fiz a cirurgia dia 21 de setembro , e so fui ao banheiro 7 dias depois , devido a somente injesta de liquido , não forma bolo fecal.

  7. Gabriela 11 de outubro de 2009 at 14:53 - Reply

    Olá pessoal,

    Fiz a cirurgia fazem 12 dias e ao passar para a 2ª fase da dieta líquida(iogurte,leite), tenho sentido um desconforto após as sopas mais consistentes do almoço e jantar, minha barriga incha e sinto um pouco de dor abdominal… alguém sabe se isso é comum e pq ocorre??

    Abraço!

    • gilza 19 de janeiro de 2010 at 16:42 - Reply

      Gabriela ,acredito que vc esteja se alimentando um pouco mais rápido do que deveria, diminua a velocidade na alimentação para ver sua melhora.
      Gilza

  8. silvana souza santos 4 de novembro de 2009 at 20:42 - Reply

    Olá Fiz a cirugia há 18 dia gostaria de saber , sou manicure quanto tempo devo ficar afastada do meu emprego sinto meio insegura .tenho medo de ficar muito abaxada e me prejudicar a cirugia espero uma resposta.
    Abraço!

  9. Thabata 3 de dezembro de 2009 at 0:01 - Reply

    Olá a todos,
    sou formanda de nutrição, e o que eu posso dizer a vocês, é que vocês têm alguma dúvida sobre a cirurgia ou se ja fizeram a cirurgia e estão com alguns sintomas, é importante procurar um especialista, pois cada caso é um caso, e não se deve tratar uma cirurgia de qualquer forma. Essa cirurgia é considerada de grande porte, porém é simples se houver um auto cuidado do paciente, a recuperação deve ser tratada com muito cuidado para evitar problemas futuros.

  10. Beth 9 de dezembro de 2009 at 1:03 - Reply

    Concordo com a Thabata, cada caso é um caso.
    Gostei muito desse site pois consegui sanar algumas dúvidas.
    Estou me preparando para ser operada no dia 16/12,espero ter a mesma determinação que vc.

  11. Amanda 5 de fevereiro de 2010 at 8:33 - Reply

    Olá, fiz minha cirurgia dia 14 de janeiro, por videolaparoscopia, sinto muito cede isso é normal ? e nos ultimos 5 dias ando sentindo umas dores no pé da barriga, alguem sabe me dizer o q pode ser ? tentei entrar em contato com meu medico, mas ele esta viajando.

  12. priscila 4 de fevereiro de 2011 at 15:17 - Reply

    ola gente adorei esse sit… alguem pode me informar quando posso ao menos tomar uma coca zero? rs faço 1 mes de cirurgia dia 13 de fevereiro de 2011. eu nao tinha 40 de imc eu tinha 35 e em 11 dias pedir 10 kg. sera que depois que passa demora de emagrecer ? minha nutricionista passou 18 dias de liquida para mim depois passei para pastosa e com 22 dias de cirurgia passei a comer biscoitos agua e sal 3 unidades requeijao cremoso, feijao, macarrao galinha, peixe, pure, carne moida, frutas, e o retante tudo diet. sinto colicas depois de almoçar e como muito mamão pq tenho constipação.

    • Tiane Brites 5 de fevereiro de 2011 at 12:42 - Reply

      Oi Priscila,

      Tudo bem?

      Acredito que o momento não seja o ideal para iniciar a ingestão de refri. O objetivo da cirurgia, além de te ajudar a emagrecer, é de ajudar também a fazer uma reeducação alimentar, aprende quais os alimentos que são bons pro seu organismo, o que vai beneficiar o seu emagrecimento e mais, manter uma boa captação de nutrientes.

      Tente manter uma dieta mais equilibrada e retirar bebidas gasosas do teu cardápio, porque além de ela causar estufamento no estômago, e principalmente o seu, que está recém operado e do tamanho de um copo de café, elas não beneficiam a sua saúde, acredite.

      Converse com seu nutricionista sobre isso…

      beijao

      abraços! ;)



      Tiane Brites
      http://www.magraemergente.com
      http://blog.magraemergente.com
      http://receitaslights.magraemergente.com
      Sem esforço não existe resultado!
      contato@magraemergente.com

  13. Elaine 30 de abril de 2012 at 20:02 - Reply

    Oi hj 30/04/12 estou no décimo nono dia de pós-gastroplastia por video….fiquei 15 dias de sómente líquidos e depois só papinhas,mas a questão é que minha barriga desde a cirúrgia não está desinchando,está maior que antes da cirúrgia!!! Derrepente eu esteja fazendo algo errado,,, tipo bebendo pouco liquido,o qual temos que continuar bebendo ou então comendo muito rápido!!!
    Se alguém souber me ajudar agradeço muito!!!!
    Desde já obrigado!!!!!

    • Ana 26 de julho de 2012 at 22:22 - Reply

      Elaine,

      Estou também operada há 12 dias e minha barriga está enorme….. Vc descobriu o que houve com vc? Já melhorou?

  14. Adriana Guimarães 15 de junho de 2012 at 1:17 - Reply

    Eu operei tem 4 meses e tenho uma vontade enorme de comer doce, eu tenho comido chocolates,balas e fico com a consciencia pesada.Pode alguem me dizer como eu paro com isso.Por favor alguem já passou por isto???

  15. stella 28 de julho de 2012 at 12:28 - Reply

    Oi pessoal, fiz minha cirurgia redução do estomago dia:14/05/12, estou muito bem, comendo quase tudo, me reeducando, senão quando passar a fase do emagrecimento, vai engordar de novo. Quem tem muita ansiedade, procure um psicólogo, ele vai ajudar muito. A obesidade é uma doença que deve ser tratada, a cirurgia é uma ajuda, mas temos que fazer nossa parte. Boa sorte pra todos!!!

  16. Juliana 9 de agosto de 2012 at 14:04 - Reply

    oi me chamo Juliana hj fazem 16 dias que fiz a cirurgia desde que iniciei a fase pastosa no domingo não fui ao banheiro estou preocupada, será que é normal?
    Bjs obrigada

  17. Glicia 9 de fevereiro de 2013 at 21:25 - Reply

    Oi… me chamo Glicia,hoje esta fazendo 9 dias que fiz a bariatrica,pelo meio fobi capela.estou me sentindo muito bem,estou ainda na dieta liquida,ate ai ta tranquilo,mais sinto muita sede,vc sabe me falar por qual motivo?e outra coisa também quando vou tomar alguma coisa que não seja ligth,acho muito doce e não consigo beber.obrigada

  18. alexandra 2 de fevereiro de 2014 at 11:25 - Reply

    estou recem OPERADA OPERE DIA 30 DE JANEIRO GOSTARIA DE SABER SE JA POSSO ESTAR TOMANDO SOPA LIQUIDA

  19. alexandra 5 de fevereiro de 2014 at 4:14 - Reply

    ola gostaria de saber se posso esta tomando sorvete de fruta por ex: sorvete de limao . estou no 6 dia de operada , e suco de laranja posso tomar

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site