24

Recomendações básicas aos pacientes pós-operados de gastroplastia

Recomendações básicas aos pacientes pós-operados de gastroplastia

1. Procure comer bem devagar, mastigando bem os alimentos e, principalmente, envolvendo os alimentos com a saliva. Você só deve engolir depois que os alimentos estiverem bem triturados e em consistência pastosa. Dê um pequeno intervalo entre as garfadas .

2. Procure não ingerir líquidos durante as refeições, pois isso pode dificultar ainda mais a digestão.

3. Evite alimentos gordurosos, principalmente frituras, salgadinhos, carnes e queijos gordos.

4. Evite açúcares e doces, principalmente com o estômago vazio, pois você pode sentir um mal-estar horrível: pulsação acelerada, fraqueza, palidez, suor frio, cólica e diarréia. Isso pode e deve ser evitado. Se, esporadicamente, sentir vontade de ingerir doces, só utilize pequenas porções após as refeições.

5.  Se você não tolera leite de vaca, mesmo quando diluído em água, você deve utilizar leite de soja ou similares. Existem várias opções no mercado. Escolha sempre uma marca de boa qualidade e observe se ele é enriquecido com vitaminas e sais minerais , principalmente com cálcio.

6.  A maioria das pessoas não tolera carne vermelha nos primeiros meses após a cirurgia. Ela deve ser reintroduzida com muito cuidado, pois mesmo depois de mastigar bastante, o “bagaço” da carne pode obstruir a passagem dos alimentos através do anel no estômago, trazendo consequências desagradáveis. Dê preferência para carnes mais tenras e macias, como frango, peru e peixe. Mesmo assim, mastigue-as bem e lentamente antes de engolir.

7. As bebidas gasosas (refrigerante, água tônica, água gasosa, soda) também não são muito bem toleradas, pois provocam um certo desconforto abdominal (gases) e podem ativar o mecanismo da fome, além de não trazerem nenhum benefício nutricional.

8.  Procure não beliscar entre as refeições. Estipule horários mais ou menos fixos para as suas refeições e não coma nada nos intervalos, beba apenas água em pequenos goles. Se você começar a comer fora dos horários de refeições, poderá não emagrecer de forma satisfatória e  poderá apresentar complicações no futuro.
9. Você deverá tomar bastante água ao longo do dia. Ela vai te ajudar as desintoxicar seu organismo, evitando a formação de pedras nos rins e aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a fome. Se você sentir fome nos intervalos das refeições, é porque não bebeu água o suficiente.

10. Se não houver aderência ao tratamento, o resultado poderá não ser satisfatório e o maior prejudicado ser você mesmo! Pense bem nisso …

Estas recomendações foram passadas pelo meu cirurgião bariátrico, Dr. Eduardo Nacur, o que não substitui a avaliação do seu médico. Consulte um nutricionista para obter um cardápio adequado as suas necessidades e outras recomendações alimentares.


Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago e futura nutricionista.

24 Comentários para “Recomendações básicas aos pacientes pós-operados de gastroplastia”
  1. malu comentou:
  2. Daia Marchiori comentou:
  3. Ale comentou:
    • gilza comentou:
  4. Jehh comentou:
  5. claudia comentou:
  6. ALESSANDRA GUEDES comentou:
    • eduardo comentou:
  7. Gabriela comentou:
    • gilza comentou:
  8. silvana souza santos comentou:
  9. Thabata comentou:
  10. Beth comentou:
  11. Amanda comentou:
  12. priscila comentou:
    • Tiane Brites comentou:
  13. Elaine comentou:
    • Ana comentou:
  14. Adriana Guimarães comentou:
  15. stella comentou:
  16. Juliana comentou:
  17. Glicia comentou:
  18. alexandra comentou:
  19. alexandra comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *