Tipos de Cirurgias Bariátrica

Tiane Brites 17 de julho de 2009 44 15.548 visualizações   
Tipos de Cirurgias Bariátrica
A cirurgia para tratamento da obesidade é utilizada há quase 50 anos.  A partir de então, passaram a predominar os procedimentos que limitam a ingestão de alimentos, seja pela simples restrição da capacidade do estômago, seja por sua divisão e anastomose.

O tratamento cirúrgico da obesidade é justificado somente quando houver riscos de permanecer obeso, seja em curto e longo prazo, da cirurgia bariátrica. Os critérios incluem: índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 40kg/m² ou acima de 35kg/m² associado a comorbidades que possam ser reduzidas com a perda de peso; várias tentativas de perda de peso sem resultado e condições psicológicas para cumprir a orientação no pós-operatório, o que deve ser avaliado com a ajuda de um psicólogo.

A conclusão da cirurgia não finaliza o tratamento da obesidade, pelo contrário, é o início de um período de um a dois anos de mudanças comportamentais, alimentares e de exercícios, com monitoração regular de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.

Conheça as técnicas de cirurgia de obesidade:

Banda gástrica: Um anel de silicone é colocado em volta do estômago, dividindo o órgão em dois. A parte superior fica do tamanho de uma xícara de café. Quando é completada com alimento, ativa os centros nervosos que controlam a saciedade. Esse procedimento pode ser feito por meio de um corte do abdômen ou por laparoscopia, método feito a partir de pequenos cortes no abdômen e com o auxilia de uma câmera. Como você só consegue engolir uma porção muito pequena de comida, pode desenvolver problemas de nutrição e precisar ingerir vitaminas. As cirurgias restritivas fazem o seu estômago se tornar menor. Com isso, você se sente saciado mais rapidamente. Isso significa que você precisará fazer grandes mudanças na forma de se alimentar, incluindo porções menores. bandagastrica 300x257 Tipos de Cirurgias Bariátrica

Bypass gástrico: faz o estômago se tornar menor e não deixa que a comida passe por parte do intestino. Você se sente saciado mais rapidamente do que quando o estômago estava em seu tamanho original. Por isso come menos. Além disso, parte das calorias não é absorvida pelo intestino. O estômago é ligado ao íleo, impedindo que a comida passe pelo duodeno e o jejuno, onde começaria a ser absorvida. É recomendada para pessoas que estejam com o IMC de 40 ou acima disso. A maioria das pessoas que passam pela cirurgia bypass gástrica começa rapidamente a perder peso por 12 meses. Mas até o quarto ano depois da operação, alguns indivíduos ganham parte do peso que perderam. Como ocorre nas demais cirurgias para obesidade, alguns pacientes podem desenvolver pedras na vesícula, anemia e osteoporose. O risco de morrer é bastante pequeno. Pode causar a Síndrome de Dumping, uma doença na qual a comida se move muito rapidamente pelo estômago e pelo intestino. Causa náusea, fraqueza, sensação de desmaio e diarréia logo após as refeições.  Parte dos nutrientes ingeridos deixa de ser absorvida depois da cirurgia, como ferro, cálcio, magnésio e vitaminas. Por isso surgem problemas como anemia e osteoporose. Uma dieta programada por um nutricionista e também suplementos alimentares podem evitar isso.bypassgastrico 300x262 Tipos de Cirurgias Bariátrica
Fobi-capella: Esta operação é o procedimento de by-pass gástrico mais utilizado e de melhores resultados a nível internacional e atualmente vem sendo realizado por vídeo-cirurgia em alguns centros médicos por cirurgiões habilitados apresentando  resultados semelhantes aos da técnica aberta, porém com as vantagens maravilhosas da vídeo-cirurgia.   Inicialmente, uma pequena bolsa estomacal é criada através do grampeamento ou do banding vertical além da aplicação de um pequeno anel de silicone o que irá causar uma restrição na ingestão de alimentos. A seguir, uma seção do intestino delgado em forma de “y” com a alça alimentar medindo entre 1,0m e 1,5m” ( a alça bílio-pancreática medindo até 3,20m segundo Dr. Paulo Maciel) é fixado à bolsa para permitir que os alimentos passem ao intestino delgado sem passar no duodeno e primeiras porções do intestino delgado provocando uma absorção reduzida das calorias e nutrientes.

fobicapella 300x287 Tipos de Cirurgias Bariátrica

Scopinaro: nesta cirurgia, o estômago é grampeado e seu tamanho é reduzido em 60% a 70%. O duodeno e o jejuno são isolados, e a comida só entra em contato com o suco pancreático no fim do íleo, já bem próximo do intestino grosso. Esse desvio provoca uma má absorção, ainda maior ainda do que na técnica do bypass. É indicada para quem está com um IMC de 50 ou acima desse patamar. A técnica de Scopinaro é bastante eficiente. As pessoas operadas perdem de 75% a 80% do excesso de peso e mantém isso.Como ocorre nas demais cirurgias para obesidade, alguns pacientes podem desenvolver pedras na vesícula, anemia e osteoporose. O risco de morrer é bastante pequeno. Pode causar a Síndrome de Dumping, uma doença na qual a comida se move muito rapidamente pelo estômago e pelo intestino. Causa náusea, fraqueza, sensação de desmaio e diarréia logo após as refeições. A duodeno switch ou técnica de Scopinaro é bastante complexa e só deve ser feita por um cirurgião bastante experiente.

scopinaro 300x214 Tipos de Cirurgias Bariátrica

Balão Intra-Gástrico: Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade é o método endoscópico da colocação de um balão intra-gástrico (dentro do estômago). Por meio de endoscopia coloca-se um balão de silicone com cerca de 600ml de líquido dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo, essa técnica é utilizada como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida já que sua utilização é temporária.  Em virtude da presença do balão no estômago, é necessário menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade. Não necessita de cirurgia nem anestesia, resultando em recuperação muito rápida. Em caso de desconforto severo pode ser prontamente retirado. Pode servir como uma experiência para o paciente que tem dúvida de como se comportaria com uma cirurgia. Não é um método recomendado como tratamento definitivo da obesidade mórbida, pois tem duração de tratamento de seis meses, tempo após o qual precisa ser obrigatoriamente removido. Geralmente esse período não é suficiente para que o indivíduo emagreça a quantidade que deseja. Pode ser aplicado como alternativa para reduzir o risco das cirurgias e preparo para o procedimento já que, com a redução do peso haverá também melhora das comorbidades. Estimativa de emagrecimento de 10% a 15% do peso.

balao Tipos de Cirurgias Bariátrica



44 Comentários »

  1. lia 19 de julho de 2009 at 15:39 - Reply

    credo.todos me parecem péssimos, assim como é a a brutalidade de uma cirurgia cardiaca.espero que um dia no futuro a humanidade ria desses métodos.que assim seja.

  2. Rafael 20 de julho de 2009 at 7:53 - Reply

    Realmente não deixam de ser agressivo. Mas pessoas obesas precisam dessa opção radical pra que mudem seu estado atual. Eu sou um deles e estou na fila no SUS aguardando por esta oportunidade pois tenho imc alto. Muito bom o topico.

    • Fernanda 8 de março de 2010 at 10:31 - Reply

      Bom dia Rafael, gostaria de saber como faço para entrar na fila do SUS e quanto tempo de espera.

  3. carla 21 de outubro de 2009 at 13:58 - Reply

    ola, fiz cirurgia bariatrica a 4 anose 5 menes estou bem, elimineu + – 50 kg, engordei 2,500+- neste periodo, se não fosse a anemia do ano passado e deste, tendo que tomar medicação , estaria tudo bem. Fico vendo as pessoas na rua parecidas com como eu era antes e me dá vontade de ir falar com elas, e dizer o quanto foi bom para mim e que seria para elas tbm…..mas……. bjs.Carla.

  4. Renata 29 de outubro de 2009 at 19:14 - Reply

    por favor, gostaria que pessoas que tenham feito cirurgia pela tecnica de scopinario me falassem sobre suas experiencias…boas e ruins estou em duvida se opto por esta tecnica ou pela de capella

    • elaine 23 de julho de 2010 at 18:18 - Reply

      Ola Renata, eu fiz a cirurgia de scopinario a um ano, emagreci apenas 17 quilos não consigo emagrecer mais, a cirurgia tem seus prós e contras.
      Contras: As fezes tem um cheiro horrivel, vc solta gases muito fétidos principalmente a noite,sua vida social fica meio comprometida, tenho receio em viajar e precisar de um banheiro e não encontrar nenhum proximo,sem falar no pós operatório que é horrível, chorava muito e me perguntava porque tinha feito aquilo,não sei o seu caso mas só opere se vc estiver correndo risco de morte, se não for esse seu caso procure uma nutricionista faça um regime alimentar, sei que pra nós obesos é muito dificil mas a melhor saida é essa,a sua saúde agradece.
      Prós: realmente eu não sei te dizer nada de bom,se arrependimento matasse eu já estaria morta.
      Pense bem,~se vc ver alguém operado e feliz procure saber, eles se mantem com um regime arduo e pra isso vc não precisa operar. Espero ter te ajudado de alguma maneira, eu falei com o coração é o que eu diria pra uma irmã se ela fosse operar.BOA SORTE.

    • SERGIO 12 de novembro de 2010 at 14:12 - Reply

      ESTOU COM AS MESMAS DUVIDAS ASSIM QUE TIER NOVIDADES ME INFORME

  5. josina a. g. flores 17 de novembro de 2009 at 9:48 - Reply

    gostaria muito de fazer essa cirurgia .estou 40kilos asima do peso .mais não tenho condições .fasso um apelo de ajuda .por favor sinto que vou morrer.

    • carla beatriz 25 de novembro de 2009 at 12:29 - Reply

      amiga josina,nao se desespere,se inscreva na fila do sus,eu farei minha cirurgia em janeiro,tive q esperar um ano apenas,nao perca as esperanças e lute por vc.

      • ana 9 de março de 2010 at 22:06 - Reply

        Eu tb estou esperando pelo SUS , não tenho condições financeiras nenhuma… E agora vou passar pela equipe da cirurgia. Fiz todos os exames e espro operar logo. Ana

  6. Carmen 3 de abril de 2010 at 11:25 - Reply

    Ola a todos,fiz minha cirurgia (tecnica de scopinaro) no dia 05/02/10,ou seja a dois meses ,emagreci até agora 10 kg.Gostaria de compartilhar minha experiencia com alguem que tem duvidas a respeito.

    beijo à todos e fé em Deus.

    Carmen

    • margarete 14 de junho de 2010 at 12:11 - Reply

      Olá Carmem, me chamo Margarete e estou com quase tudo pronto pra fazer essa mesma cirurgia mas ainda tenho muitas dúvida, gostaria de contar com sua ajuda. Meu msn é maluoliveira89@hotmail.com, se vc tiver msn e puder me adicionar eu ficaria muito grata e feliz. E parabéns a vc, que Deus continue a abençoando.

      Beijos! Fique com Deus!

      • SERGIO 12 de novembro de 2010 at 14:07 - Reply

        OI ME DE MAIS INFORMAÇÕES, VC JA FEZ A CIRURGIA

    • Fabiana 7 de julho de 2010 at 15:07 - Reply

      Oi Carmem e tds q irao ler, meu imc deu 47. tenho 27 anos 1,65 de altura e estou pela hora da morte de toa gorda. tenho uma consulta dia 18 do mes q vem na unicamp pra fazer exames conversar um pouco…. to morrendo de medo.quero conversar com pessoas que ja fizeram tenho 500 perguntas mil duvidas e tds q falam comigo dizem pra eu nao fazer… fabianascunha@msn.com
      fico on line tds os dias ate as 17 hs.aguardo vcs pra conversarmos

      • Gislaine 13 de fevereiro de 2011 at 16:43 - Reply

        vou te adicionar meu msn é giwaldelm@hotmail.com . temos duvidas entao pódemos nos ajudar nao é mesmo? add meu msn por favor grata

        Gislaine

    • SERGIO 12 de novembro de 2010 at 14:09 - Reply

      EI COMPARTILHE COMIGO POR FAVOR…………PASSADOS QUASE SETE MESES DE SUA CIRURGIA COMO VC ESTÁ? COMO TEM PASSADO? ALGUM DESCONFORTO? ALGUMA REAÇÃO? ALGUMA COISA DE CONTRA? AGUARDO RETORNO

    • leila 17 de fevereiro de 2011 at 21:03 - Reply

      Oi, estou pronta para a cirurgia,estou esperando meu médico voltar ,vou fazer a Scopinaro com o Dr. Lavínio em Franca SP.Como tem passado,como foi seu pós operatório?

      • Vanessa 10 de novembro de 2012 at 15:13 - Reply

        Ola Sheila! Tbem sou de Franca e gostaria de saber se vc ja fez a cirurgia e como esta agora… Vc fez pelo convenio medico ou foi particular? Tenho algumas duvidas… Poderia me ajudar?

  7. cecilia 12 de maio de 2010 at 12:34 - Reply

    quanto a tecnica de redução fe estõmago pelo balão -intra-gástrico, preciso saber quanto custa em média na rede particular. Obrigada

  8. Carmen 27 de agosto de 2010 at 10:53 - Reply

    Olá á todos ,eu já fiz a cirurgia bareatrica á seis meses,fiz a scopinaro, eu

    até agora perdi cerca de vinte e seis kilos,eu gostaria de alertar que a cirur

    gia não é milagre e que voce vai poder comer de tudo e em grande quantidade

    voce tem que saber que a cirurgia é uma oportunidade de voce comer menos e com

    qualidade,não adianta operar o estomago e não cuidar da cabeça.

    beijo á todos e fé em Deus.

    Carmen

    • SERGIO 12 de novembro de 2010 at 14:06 - Reply

      ME FALE MAIS A RESPEITO

  9. vivianne hernandes de mello 28 de setembro de 2010 at 14:47 - Reply

    OLÁ…MEU NOME É VIVIANNE E FIZ A REDUÇÃO DO ESTÔMAGO E ELIMINEI 60KG E HJ PRESTO ORIENTAÇÃO GRATUITA SOBRE AS DIVERSAS CIRURGIAS E SUAS TÉCNICAS E SOBRE MINHAS EXPERIÊNCIAS,CONVÊNIOS,SUS E ETC..FAÇO ISSO PRA TENTAR AJUDAR UM POUQUINHO AS PESSOAS COM O MESMO PROBLEMA QUE EU TIVE.CONTATO:MSN:VIVIMELLOSUD@HOTMAIL.COM ORKUT:VIVIMELLOSUD@GMAIL.COM
    ESTOU EM SÃO PAULO CAPITAL.

    • cidalia 28 de abril de 2011 at 16:47 - Reply

      ola gostaria de saber si vc fez particular e onde vc é de sampa eu tentei pelo sus mas ja faz 3 abos agora vou faze particular vc podi me indica um lugar bom de confiança

  10. Denize Monteiro 31 de janeiro de 2011 at 10:37 - Reply

    BOm dia, gostaria de informações sobre o Balão gástrico , se pode ser feito pelo SUS e aqui em Limeira se pode ser feito este procedimento e qto tempo na fila de espera.
    Obrigada.

  11. michele 5 de fevereiro de 2011 at 18:16 - Reply

    Ola! gostaria de saber se alguem sabe me dizer quanto custa +ou- para por o balao no estomago, e se alguem sabe onde coloca aqui em limeira, aguardo uma resposta obrigada!bjos

  12. gil 26 de março de 2011 at 16:53 - Reply

    não se pode tomar a atitude de operar sem antes fazer um acompanhamento psicologico….eu tinha muito preconceito em relação a isso, mas fiz terapia e fiquei muito satisfeita, hoje ainda não consegui me operar, mas não estou com duvidas…e já tenho a consciencia do que pode acontecer com meu corpo….a maior dificuldade daz pessoas é quando elas percebem que a cirurgia não é uma magica…e caem na real. ficam deprimidas…acho uma covardia quem diz que basta fazer dieta…reeducação….papo furado…tem que fazer exercicios…fazer dieta… tomar uns inibidores e antidepressivos, fazer acompanhamento psicologico e o principal ter dinheiro pra bancar uma dieta…
    ou seja é um longo caminho…e só com muita força de vontade, motivação e apoio de pessoas proximas….conheço varias pessoas que operaram e estão felizes e bem…outras que fizeram e não dão conta das mudanças e ficam sofrendo….
    espero ter contribuido…
    tenho 31 anos, 140kg, 1,64 de altura, luto contra balança desde os 13 anos…e passo por todos as dificuldades de ser obesa…preconceitos, dificuldade de locomoção, efim…o mundo não nos aceita e não nos ajuda…
    obrigado!

    • JOSE ANTONIO 7 de abril de 2011 at 13:40 - Reply

      FAÇA LOGO A CIRURGIA DE SCOPINARO , SEU PESO NÃO ADIANTA REGIME , SÓ OPERAÇÃO BARIATRICA , DESISTA DO RESTO…BOA SORTE

  13. JOSE ANTONIO 7 de abril de 2011 at 13:37 - Reply

    FIZ SCOPINARO A 15 MESES E J[A PERDI 55 KG , COMO DE TUDO , TIVE UMA VIDA NOVA , ESTA OPERAÇÃO É UM ESPETÁCULO , TENHO VIDA NORMAL , SÓ AS FEZES QUE SÃO FÉTIDAS DEMAIS , MAS FORA ISSO , TUDO NORMAL , MEU DIABETES EPRESSÃO ALTA SUMIRAM , SE ESTÁ EM DÚVIDAS FAÇA ESTA OPERAÇÃO , OU MORRA DE OBESIDADE MORBITA , RSSSSSSSSSSSSSS

  14. MARA 12 de maio de 2011 at 22:28 - Reply

    estou me preparando para fazer a cirurgia daqui a um mês estou um pouco preocupa e assustada só que tenho diabete e estou necessitando fazer irei fazer sim só estou procurando mais esclarecimento um abraço para quem quiser responder.

  15. selma 2 de julho de 2011 at 16:48 - Reply

    boa tarde! tenho 40 anos e tenho 110k. fui a uma consulta com d° CARLOS GICOVATE. ele so falou os malificios da ciriugia, fique muito triste pois fui na esperança de fazer a cirurgia. so que agora fiquei com medo. pesso que por gentileza quem fez a mesma possa tirar as minhas duvida e me dar esperança. de fazer ou não fazer. tenho plano e o meu plano cobre tudo. por isso se decidir e so fazer os izame e operar. e se puder me miga qual a melhor opcão. desde ja muito obrigada. meu msm e selmasobrenatural@hotmail.com

  16. Leila 1 de outubro de 2011 at 13:49 - Reply

    Fiz a Scopinaro a 4 meses e eliminei 20 kg,estou super feliz,posso comer quase de tudo,o ruim são os flatos e fezes muito féditos.Mas o resto é tudo de bom!Fiz em Franca com Dr. José Eduardo Goi,particular.Não tive nem dor no pós operatório.

    • Roberta 1 de agosto de 2012 at 20:03 - Reply

      Oi Leila, seu post é de 2011, encontrei este site agora, então espero que vc veja meu comentário… Estou me preparando para fazer a cirurgia, já me alertaram sobre o mau cheiro das fezes e dos flatos, a Médica disse que se evitar gordura melhora, gostaria de saber o quanto insuportável é esse mau cheiro, realmente temos que ter um banheiro separado como alguns dizem? A vida social é mesmo prejudicada? saidas, festas, viagens? Os flatos ocorrem muito e o dia todo? É verdade que é comer e sair correndo para ir ao banheiro? Que empesteia a casa toda? Ficaria muito grata por sua resposta. Abç

    • Vanessa 10 de novembro de 2012 at 15:22 - Reply

      Ola Leila! Tbem sou de Franca… Poderia me dizer mais ou menos qto custou a cirurgia particular? Obrigada!

  17. Bruno 9 de dezembro de 2011 at 12:19 - Reply

    estou passando por uma faze muito complicada tenho 36anos 125kg 1,72m pratico exercícios! eu não consigo para de comer! tenho muita vontade de emagrecer
    e tbm muito medo de fazer uma cirurgia! quem já passou por isso e poder me mandar um e-mail ficaria muito feliz! meu e-mail e brunoargoes@gmail.com .

    Obrigado!

  18. Renata 26 de abril de 2012 at 18:03 - Reply

    Amigos me ajudem !! Já pesquisei mtt e acho q a unica tecnica q vou me adaptar é duodenal switch ou scopinaro porém NÃO encontro nenhum cirurgião aqui no RJ q a adote eles só querem fazer bypass ou sleeve .Alguem conhece algum médico q faça scopinaro ou duodenal switch aqui no RJ ? Obrigado

  19. leila 3 de novembro de 2012 at 23:43 - Reply

    Oi Roberta,não é para tanto hoje estou com menos 35 kg e muito feliz, os flatos incomodam bastante mas é suportável,é só controlar a alimentação que dá tudo certo.

  20. naiara 8 de novembro de 2012 at 14:30 - Reply

    Leila, sou de franaca quanto vc pagou pela sua cirurgia?

  21. leia 2 de janeiro de 2013 at 11:19 - Reply

    Vanessa e Naiara ficou por mais ou menos doze mil reais tudo,Equipe Médica,Hospital e Acompanhante.Hoje estou com 38 quilos a menos.

  22. Nara 9 de janeiro de 2013 at 23:36 - Reply

    Olá a todos.Não poderia deixar de dar um apoio moral a essas pessoas q estão indecisas quanto a fazer a cirurgia bariátrica.Estou a dois meses operada e só tenho a falar bem da cirurgia.Fiz por vídeo técnica capela,bypass gástrico.Sou outra pessoa,vivia abaixo de remédios(hipertensão,colesterol,coluna,insônia).Hoje não tenho dor nenhuma,não tomo nada de remédio,não sou mais hipertensa.É verdade,as fezes são fétidas,os gases também,mas vc não vai carregar ninguém pro banheiro com vc,vai?Isso é nada perto dos benefícios q a cirurgia lhe trará.A qualidade de vida é tudo,quem sofre com a obesidade sabe do q estou falando.Por isso quem tem a oportunidade de operar,opere sim,duvido q se arrependa.Beijos a todos! Já ía me esquecendo,perdi 16 k e me sinto ótima,ainda faltam 25k.rssss

  23. Cibeli Cristina Castro Santos 28 de março de 2013 at 21:55 - Reply

    o procedimento do balaõ intra gastrico depois de seis meses mesmo se este paciente nao necessite fazer a gastroplastia ela corre o risco de engorda td novamente. Pq sou efeito sanfona emagreco e engorda as vezes peso 98 como posso pessar 115 o que é mas indicado para mim na sua opniao?

  24. Juli 26 de agosto de 2013 at 9:29 - Reply

    Bom dia, fiz scopinaro a 7 anos, nao tive mtas complicaçoes a nao ser o banheiro, anemia e intolerancia a lactose, que começou cerca de 2 anos. Mas o que me incomoda msm, eh um cheiro ruim que sai da boca e nariz (nao é mau halito). Ja procurei de tudo e nao sei mais o que fazer, penso em reveter por causa disso. Alguem tem esse problema?

  25. rorigo 10 de novembro de 2013 at 20:49 - Reply

    leila tambem sou de franca apos procurar dr. goi que por sinal e meu medico na rede publica ja tive uma comverça com ele e ja me passou as cordenadas mas gostaria de saber se e muito demorado desde a primeira consulta ate a cirurgia propiamente dita

  26. Fernanda 4 de março de 2014 at 19:40 - Reply

    Fiz a cirurgia bypass em menos de 4 semanas já perdi 12 kilos não estou arrependida , já me sinto mais leve e não tenho sintomas nenhuns. Aconselho a todas as pessoas com excesso de peso a fazer essa cirurgia . Nada de dietas loucas pois trazem mais consequências do que a cirurgia………….

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site