Atividade física após a cirurgia plástica

Tiane Brites 21 de outubro de 2009 34 40.455 visualizações   
Atividade física após a cirurgia plástica

Muita gente tem a curiosidade em saber, quando após a cirurgia plástica estará liberado para exercícios físicos. A grande maioria já tem o hábito de frequentar academia ou sabe da importância de fazer alguma atividade física para manter os resultados da cirurgia plástica.

Cada procedimento exige cuidados diferentes, assim como o retorno aos exercícios físicos Atividade física após a cirurgia plástica exigem planejamento. No pós-operatório imediato, o corpo estará se adaptando e ao mesmo tempo, se recuperando da cirurgia, que na maioria das vezes, é de grande porte. O prazo de recuperação e para início de atividades fisicas variam de acordo com o tipo da cirurgia plástica Atividade física após a cirurgia plástica. As recomendações médicas devem ser respeitadas, para que se evitem traumas e intercorrências desnecessárias. E lembre-se: quanto maior o repouso, mais o seu corpo se recuperará.

1- Qual a importância de malhar depois de fazer uma cirurgia plástica?

É fundamental, principalmente em cirurgias ligadas ao contorno corporal, como a lipoescultura ou lipoaspiração. Como os músculos estão abaixo da gordura e da pele, se eles estiverem tonificados, o resultado será melhor. Quando os músculos estão flácidos, a tendência é das vísceras irem para frente e isso deixa a pessoa com barriga. Estar em boa forma física antes da cirurgia ajuda nos resultados e os exercícios físicos, depois, ajudam a tonificar a musculatura, o que otimiza os efeitos sobre a região submetida à cirurgia plástica. Músculos tonificados por meio de exercícios físicos melhoram o contorno corporal e a barriga fica mais reta.

2 – Quanto tempo depois da cirurgia a pessoa pode começar a se exercitar?

Atividade física após a cirurgia plástica Atividade física após a cirurgia plástica

Enquanto tem pontos na região operada, o paciente não pode fazer exercícios físicos. Os pontos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia plástica. Dessa forma, em média, a volta às atividades físicas pode acontecer depois de duas semanas.

A pessoa já pode começar com atividades leves, andar de bicicleta sem peso, caminhadas – nada de atividade de alto impacto. É importante que ela começe a exercitar o corpo. No ritmo adequado, a atividade física ajuda até a diminuir o inchaço mais rapidamente.

Após um mês da cirurgia, a pessoa já pode se exercitar normalmente, com o mesmo ritmo de antes. Vale destacar que o aumento da intensidade da atividade física deve ser gradual e sempre com o acompanhamento de um profissional.

Existem, entretanto, algumas situações específicas que devem ser consideradas:

1) Quem passou por uma cirurgia para implante de prótese de mama, tem que aguardar pelo menos dois meses para realizar exercícios de braço, como aqueles realizados nos aparelhos de musculação. A mulher também deverá utilizar, desde o início, tops que ofereçam melhor suporte, para evitar que os seios balancem.

2) Já quem fez rinoplastia deve evitar exercícios físicos que podem causar traumas durante os dois primeiros meses após a operação.

Se a pessoa não respeitar o tempo de retorno às atividades físicas Atividade física após a cirurgia plástica, pode ocorrer sangramento, dor e inchaço, comprometendo o resultado da operação.

3) Faça uma comparação entre uma pessoa que malha depois de uma plástica e outra que não malha.

É fundamental a prática dos exercícios, porque eles ajudam na manutenção dos resultados da cirurgia, além de melhorar o contorno muscular. A cirurgia plástica não faz milagres, ela integra um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada. Quando a pessoa não realiza esse plano, a tendência é que a pessoa volte engordar.

A atividade física, após a cirurgia plástica, é benéfica em três aspectos: 1) melhora o tônus muscular; 2) mantém o gasto calórico e 3) ajuda na redução do inchaço.

4) Quais os cuidados gerais que a paciente deve ter para malhar depois de uma cirurgia?

Por exemplo: não fazer exercícios com peso nas duas primeiras semanas para não correr o risco de “estourar” os pontos; não malhar mais do que 1 hora por dia e cinco vezes por semanas sob o risco de…

A prática do exercício físico deve ser progressiva, a intensidade tem que ir de leve à mais intensa gradualmente. Toda esta prática tem que ser orientada por um profissional de Educação Física.

No caso da pessoa que recebeu prótese mamária, como comentamos, o ideal é usar um suporte resistente ou dois tops para dar sustentação à mama. Isso impede que os seios fiquem balançando, o que pode ocasionar flacidez de pele e deixar a região caída. No caso de lipoaspiração, o uso da cinta não é necessário durante os exercícios. Mas, deve ser colocada depois.

Mesmo as pessoas que gostam de ir à academia diariamente, podem manter esse hábito, mas respeitando o aumento gradual do ritmo. Após quatro semanas da cirurgia, ela pode malhar normalmente.

Confira abaixo os tipos de cirurgias e o tempo para a prática esportiva:

Tipo de Cirurgia Plástica
Atividade Física

Face
Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizadas após 1 mês. Esportes de contato, tênis e outros devem ser evitados por 2 meses.

Pálpebras
Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após 3 semanas. Esportes de contato ou com bolas devem ser evitados por 4 a 6 semanas.

Nariz
Atividades físicas devem ser evitadas por 3 a 4 semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola dever ser evitado por, pelo menos, 2 meses.

Otoplastia (orelha em abano)
Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizados após 1 mês.

Mamas
Bicicleta ergométrica pode ser realizada após 3 semanas, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa, como natação, levantamento de peso,corrida, tênis e outros esportes com bola, é permitido após 2 meses.

Lipoaspiração
Os esportes podem ser reiniciados após 3 a 4 semanas.

Cirurgia das Coxas
Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada por 2 meses. Esportes que utilizam somente braços, podem ser retomados após 3 a 4 semanas.

Fonte: Livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente



34 Comentários »

  1. Maria Arlete 28 de outubro de 2009 at 20:45 - Reply

    Para quem fez abdominoplastia com lipoaspiração total ( costas, abdomem, interior da coxa e culotes, e também levandamento de mamas com implante de prótese, é considerado uma cirurgia de grande porte.
    Quato tempo seria o ieal pra começar atividades físicas e quais as recomendadas?

  2. mara 13 de dezembro de 2009 at 18:08 - Reply

    Para quem fez abdominoplastia com lipoaspiração total ( costas, abdomem, interior da coxa e culotes, e também levandamento de mamas com implante de prótese, é considerado uma cirurgia de grande porte.
    Quato tempo seria o ieal pra começar atividades físicas em academia e quais as recomendadas?

    tenho 55 dias operada e meu medico me liberou , mas to com medo…

  3. adriana 14 de janeiro de 2010 at 8:10 - Reply

    gostei muito da materia. gostaria de duas informações. 1° fiz uma lipoaspiração abdominal e retirei 3 litros de gordura, no dia 10/12/2009. comi de tudo nas festas de final de ano, sem excessão e bebi tb. as gorduras que ingeri podem ir para a região aspirada? 2ª posso fazer musculação c peso leve e abdominal? muito obrigada.

  4. Madah 2 de maio de 2010 at 23:52 - Reply

    Amigas, fiz abdomen, lipo em tudo quanto é lugar e mastopexia com prótese.

    O médico disse que posso até plantar bananeira depois de 30 dias, mas estou ainda com medo…

    Na terça-feira vou voltar para o Pilates, mas pretendo fazer somente exercícios de perna na primeira semana, depois farei abdominais na 2a. semana e braço/peitoral somente depois de 2 meses de operada.

    Quero voltar a malhar bastante logo, pois como não tenho mais gordura abdominal, acho que meu corpo está querendo tirar gordura do bumbum e das pernas… daí fico com medo da flacidez!

    ***Tiane, obrigada pelo blog. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências. Parabéns por tudo e agora também pelo futuro casamento.

    Beijos!!!

  5. rose 11 de fevereiro de 2011 at 21:46 - Reply

    fiz uma lipoaspiraçao e implante de silicone no bumbum.ficou lindo,e ja estou me sentindo super bem,mas ñ voltei ainda a minha vida normal.sou dançarina stripper,e malho tambem,e ainda nao voltei a fazer minhas coisas normais.estou com medo,sera q ja posso volta a malhar e a dançar?

    • zeni 10 de maio de 2011 at 11:36 - Reply

      Olá rose eu fiz lipoaspiração e enxerto de bumbum há quarenta dias, e infelizmente perdi a gordura exertada mesmo com todos os cuidados que o médico recomendou. estou querendo fazer implante de silicone no bumbum. o que devo fazer?

      • rosa ap de godoi 12 de março de 2013 at 17:26 - Reply

        zeni boa tarde tenho 62 anos to querendo fazer lipo e trasplante no bumbum mais vc esta dissendo que nao adiantou o que vc se arrependeu o que vc me aconselha obrigado gual medico que vez pra vc e gto ficou obrgado

  6. www 20 de janeiro de 2012 at 12:02 - Reply

    a minha recuperação foi marronmeno :)

  7. silvana ribeiro 13 de março de 2012 at 10:28 - Reply

    FIZ ABDOMINOPLASTIA A 16 DIA GOSTARIA MUITO DE VOLTAR A FAZER MUSCULAÇÃO !TEM RISCOS?QUAIS?

  8. Alessandra 14 de abril de 2012 at 18:38 - Reply

    Fiz lipo com enxerto gluteo,faz 3 anos e percebo que quanto mais pesado pego na musculacao,mais perco o resultado.Não sei se estou ficando louca,ou se o fato de pegar pesado faz com que eu emagreça e perca o resultado.

  9. iara 22 de abril de 2012 at 12:42 - Reply

    Operei no dia 28 de novembro de 2011,estava muito feliz com meu enxerto minha medica mandou eu fazer exercicio fisico eu falei que ia fazer academia com 8 dias de academia perdi todo o meu enxerto que eu amava fiquei muito triste e com depressão,ela nao me avisou ,o que fazer gente com isso como conviver com essa perda,estou muito triste minha cirurgiata foi pelo ralo,sou magra nao tenho mais gordura pois lipei tudo estou com a barriga reta e sem bumda,alguem me ajude e me de uma palavra de conforto pois nao sorrio mais quero desisitr de tudo por toda a dor que passei em vão.

  10. Márcia 4 de maio de 2012 at 17:00 - Reply

    Vocês esqueceram da abdominoplastia!

  11. karla 8 de maio de 2012 at 18:28 - Reply

    Meninas estou vivendo uma grande duvida: fiz abdominoplastia e lipo a 4 meses,estou super feliz,emagreci 8 kilos,mas somente agora,voltarei a praticar exercicios fisicos. A duvida é qual?? Estou entre o pilates e a musculaçao. Nao tenho grana p fazer os 2,alguem pode me ajudar?? abço

  12. KARLA 8 de maio de 2012 at 18:51 - Reply

    DUVIDA CRUEL GENTE,REALIZEI MEU SONHO A 4 MESES,ABDOMINOPLASTIA E LIPO,EMAGRECI 8 KILOS,TO MEGA FELIZ…..PRECISO VOLTAR A FAZER ATIVIDADE FISICA A DUVIDA É: QUAL??
    ESTOU ENTRE PILATES E MUSCULAÇAO…..ALGUEM TEM UMA DICA….ABÇAO E THANK’S

  13. kaka 23 de maio de 2012 at 14:25 - Reply

    Gente eu tambem fiz fiz uma abdominoplastia,lipos de costa e enxertia no bumbum, com uma semana da cirurgia meu organismo absorveu toda a gordura da enxertia no bumbum, ou seja isso vai de cada organismo, nao é só porque vc malhou que acabou a gordura enxertada, cada organismo é um caso. mas to muito feliz com o resultado no abdomem e na costa.

  14. iara 1 de junho de 2012 at 17:35 - Reply

    kaka nao me conformo de ter perdido tudo na musculaçao agora estou comendo um pouco a maispra ve se recupero,vc acha se eu engorda a gordura volta?

  15. Patricia freitas 29 de junho de 2012 at 14:14 - Reply

    amei as explicações, faz 63 dias que implantei 300ml de cilicone nos seios, meu médico me liberou a corrida, mas minhas
    colegas de academia acharam pouco tempo para correr, depois de ler a materia
    fiquei mais segura.

  16. michelle 15 de julho de 2012 at 0:47 - Reply

    fiz lipo com enxerto no bumbum gostaria de saber se eu malhar bem o bumbum consigo transformar aquela gordura em massa muscular ou acabo perdendo este enxerto

  17. iara 18 de julho de 2012 at 0:33 - Reply

    Michele se eu fosse vc nao correria o risco,pois fui malhar e perdi todo o enxerto na academia.

  18. Luciana 21 de julho de 2012 at 19:34 - Reply

    Fiz a 7 dias lipo no abdomem, flancos e culote. Troquei minha protese. Passei mto mal no pós-operatorio… Arrependida é pouco!!!! Pode ser que mais pra frente eu diga que tdo valeu a pena..
    Sobre o enxerto no gluteo, pelo que sei, o organismo pode absorver tudo…isso é individual, mas, pelo que sei, o corpo não consegue manter o enxerto por mto tempo. Não é por causa da musculação que isso aconteceu, Iara. Iria acontecer de qualquer jeito!

  19. neusa 17 de agosto de 2012 at 12:13 - Reply

    OLÁ MENINAS
    fis minha lipoabdominoplastia no di 06/07/2012
    estou sofrendo e com depreção pois imaginei uma coisa e esta outra faz 41 dias sera q ainda vai desinchar minha barriga ainda pois me deu derrame pluroral no pulmão estou tomando medicamentos fortes fiquei no hopital por 01 semana e tomei muito remedio com corte coide sera q vou emagrecer pois estou sentindo muita fome

  20. eliana 21 de dezembro de 2012 at 0:19 - Reply

    fiz abdominoplastia ha 5meses realizei omaior sonho da minha vida estou linda foi muito mais do que eu esperava tinha um abdome horrivel meu medico é um genio pena que um mês depois meu marido faleçeu ele estava tão feliz quanto eu agora vou dar um tempo e fazer mama mesmo com este acontecimento ruim sito-me uma nova mulher
    Lika 21/12/2012 Valença Ba

  21. sheila canteiro 18 de janeiro de 2013 at 17:11 - Reply

    eu fiz 3 cirurgia plástica,estou com medo de voltar a treinar.fazer abdominal,fazerexercicios para perna e pegar peso..

  22. ROSANNA 21 de janeiro de 2013 at 17:52 - Reply

    EM 20-11-2012 REALIZEI MEU MAIOR SONHO FIZ LIPOENXERTIA E ABDOMEM POIS TINHA A BARRIGA HORRIVEL,HOJE 2 MESES DEPOIS DA CIRURGIA ESTOU RADIANTE MUITO FELIZ SÓ ESTOU COM MEDO DE PERDER MEU ENXERTO DE BUMBUM NA MUSCULAÇÃO,POIS ATÉ HOJE MEU BUMBUM ESTA COMO O MÉDICO DEIXOU REDONDINHO FAZ ALGUNS DIAS Q COMECEI A MALHAR SERÁ Q DEVO PARAR ???ME AJUDEM POR FAVOR ESPERO RESPOSTA BJS

  23. iara maria da silva 21 de março de 2013 at 13:49 - Reply

    fis lipoabdominoplastia e fiquei linda : eu parecia um ovo mas estou me sentindo maravilhosa ,minha cintura era 81 de circuferencia agora estou 55 minha medica e perfeita . fas somente 53 dias de operada e ja nem parece mais a cicatris ela e muito profissional. Só que continuo com as drenagen

  24. iara maria da silva 21 de março de 2013 at 13:56 - Reply

    Me empougei e nao perguntei o mais importante que tipo de exercicio eu posso fazer .obrigada

  25. Marisa Favila da Rosa 30 de março de 2013 at 2:07 - Reply

    sucesso essa cirurgia de abdomen

  26. Marisa Favila da Rosa 4 de abril de 2013 at 2:22 - Reply

    atividade fisica deve ser feita assim que o médico liberar..

  27. carla 2 de maio de 2013 at 11:31 - Reply

    Nossa, Que dicas lindas. Eu to pensando em fazer uma lipoabdominoplastia e estou pesquisando como vou voltar ao meu ritmo normal de corridas. Se precisaria de algum tipo de especifico de tênis ou coisas semelhantes. Gostei muito do texto.

  28. Sidneia Santos 11 de setembro de 2013 at 12:46 - Reply

    fiz dermolipectomia a 11 meses e enxertei pouca coisa no bumbum.posso fazer abdominais e outras atividades fisicas.

  29. eleir 9 de outubro de 2013 at 20:46 - Reply

    fiz a 5 meses abdominoplastia,levantei mama,enxertei gluteo,depois de 70 dias fiz lipo nas costas e enxertei mais no glúteo, ja estou fazendo caminhada e exercicios, será que é cedo pra esses exercicios, tenho medo de perder meu bumbum q ficou ótimo,mama tbem bom demais ,tdo perfeito;
    muito feliz, me ajudem por favor????

  30. Aurora Lopes 20 de dezembro de 2013 at 0:44 - Reply

    EU FIZ A REDUÇÃO DE ESTOMAGO MAS COMO NÃO FAÇO AS COISAS COMO DEVE SER ESTOU A ENGORDAR A OLHOS VISTOS REALMENTE TEMOS DE FAZER EXERCÍCIOS E TER CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO DE CONTRÁRIO VOLTA TUDO AO MESMO NÃO HÁ MILAGRES

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site