36

Atividade física após a cirurgia plástica

Atividade física após as cirurgias plásticas

Muita gente tem a curiosidade em saber, quando após a cirurgia plástica estará liberado para exercícios físicos. A grande maioria já tem o hábito de frequentar academia ou sabe da importância de fazer alguma atividade física para manter os resultados da cirurgia plástica.

Cada procedimento exige cuidados diferentes, assim como o retorno aos exercícios físicos Atividade física após a cirurgia plástica exigem planejamento. No pós-operatório imediato, o corpo estará se adaptando e ao mesmo tempo, se recuperando da cirurgia, que na maioria das vezes, é de grande porte. O prazo de recuperação e para início de atividades fisicas variam de acordo com o tipo da cirurgia plástica Atividade física após a cirurgia plástica. As recomendações médicas devem ser respeitadas, para que se evitem traumas e intercorrências desnecessárias. E lembre-se: quanto maior o repouso, mais o seu corpo se recuperará.

1- Qual a importância de malhar depois de fazer uma cirurgia plástica?

É fundamental, principalmente em cirurgias ligadas ao contorno corporal, como a lipoescultura ou lipoaspiração. Como os músculos estão abaixo da gordura e da pele, se eles estiverem tonificados, o resultado será melhor. Quando os músculos estão flácidos, a tendência é das vísceras irem para frente e isso deixa a pessoa com barriga. Estar em boa forma física antes da cirurgia ajuda nos resultados e os exercícios físicos, depois, ajudam a tonificar a musculatura, o que otimiza os efeitos sobre a região submetida à cirurgia plástica. Músculos tonificados por meio de exercícios físicos melhoram o contorno corporal e a barriga fica mais reta.

2 – Quanto tempo depois da cirurgia a pessoa pode começar a se exercitar?

Atividade física após a cirurgia plástica Atividade física após a cirurgia plástica

Enquanto tem pontos na região operada, o paciente não pode fazer exercícios físicos. Os pontos são retirados de 7 a 14 dias após a cirurgia plástica. Dessa forma, em média, a volta às atividades físicas pode acontecer depois de duas semanas.

A pessoa já pode começar com atividades leves, andar de bicicleta sem peso, caminhadas – nada de atividade de alto impacto. É importante que ela começe a exercitar o corpo. No ritmo adequado, a atividade física ajuda até a diminuir o inchaço mais rapidamente.

Após um mês da cirurgia, a pessoa já pode se exercitar normalmente, com o mesmo ritmo de antes. Vale destacar que o aumento da intensidade da atividade física deve ser gradual e sempre com o acompanhamento de um profissional.

Existem, entretanto, algumas situações específicas que devem ser consideradas:

1) Quem passou por uma cirurgia para implante de prótese de mama, tem que aguardar pelo menos dois meses para realizar exercícios de braço, como aqueles realizados nos aparelhos de musculação. A mulher também deverá utilizar, desde o início, tops que ofereçam melhor suporte, para evitar que os seios balancem.

2) Já quem fez rinoplastia deve evitar exercícios físicos que podem causar traumas durante os dois primeiros meses após a operação.

Se a pessoa não respeitar o tempo de retorno às atividades físicas Atividade física após a cirurgia plástica, pode ocorrer sangramento, dor e inchaço, comprometendo o resultado da operação.

3) Faça uma comparação entre uma pessoa que malha depois de uma plástica e outra que não malha.

É fundamental a prática dos exercícios, porque eles ajudam na manutenção dos resultados da cirurgia, além de melhorar o contorno muscular. A cirurgia plástica não faz milagres, ela integra um plano de bem-estar, que inclui atividade física e dieta alimentar equilibrada. Quando a pessoa não realiza esse plano, a tendência é que a pessoa volte engordar.

A atividade física, após a cirurgia plástica, é benéfica em três aspectos: 1) melhora o tônus muscular; 2) mantém o gasto calórico e 3) ajuda na redução do inchaço.

4) Quais os cuidados gerais que a paciente deve ter para malhar depois de uma cirurgia?

Por exemplo: não fazer exercícios com peso nas duas primeiras semanas para não correr o risco de “estourar” os pontos; não malhar mais do que 1 hora por dia e cinco vezes por semanas sob o risco de…

A prática do exercício físico deve ser progressiva, a intensidade tem que ir de leve à mais intensa gradualmente. Toda esta prática tem que ser orientada por um profissional de Educação Física.

No caso da pessoa que recebeu prótese mamária, como comentamos, o ideal é usar um suporte resistente ou dois tops para dar sustentação à mama. Isso impede que os seios fiquem balançando, o que pode ocasionar flacidez de pele e deixar a região caída. No caso de lipoaspiração, o uso da cinta não é necessário durante os exercícios. Mas, deve ser colocada depois.

Mesmo as pessoas que gostam de ir à academia diariamente, podem manter esse hábito, mas respeitando o aumento gradual do ritmo. Após quatro semanas da cirurgia, ela pode malhar normalmente.

Confira abaixo os tipos de cirurgias e o tempo para a prática esportiva:

Tipo de Cirurgia Plástica
Atividade Física

Face
Exercícios intensos, como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizadas após 1 mês. Esportes de contato, tênis e outros devem ser evitados por 2 meses.

Pálpebras
Os esportes que não envolvem contato físico podem ser iniciados após 3 semanas. Esportes de contato ou com bolas devem ser evitados por 4 a 6 semanas.

Nariz
Atividades físicas devem ser evitadas por 3 a 4 semanas, já que o aumento de fluxo sanguíneo para a região da cabeça pode gerar sangramentos e retardar a reabsorção do inchaço. Após este período, pode-se retornar à rotina de atividades esportivas lentamente. Esportes de contato e modalidades com bola dever ser evitado por, pelo menos, 2 meses.

Otoplastia (orelha em abano)
Exercícios intensos como ginástica aeróbica, corrida e ciclismo, podem ser realizados após 1 mês.

Mamas
Bicicleta ergométrica pode ser realizada após 3 semanas, contanto que o tórax e os braços fiquem imóveis. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa, como natação, levantamento de peso,corrida, tênis e outros esportes com bola, é permitido após 2 meses.

Lipoaspiração
Os esportes podem ser reiniciados após 3 a 4 semanas.

Cirurgia das Coxas
Qualquer atividade que utilize as pernas de forma vigorosa deve ser evitada por 2 meses. Esportes que utilizam somente braços, podem ser retomados após 3 a 4 semanas.

Fonte: Livro Cirurgia Plástica – Manual do Paciente

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago.

36 Comentários para “Atividade física após a cirurgia plástica”
  1. Maria Arlete comentou:
  2. mara comentou:
  3. adriana comentou:
  4. Madah comentou:
  5. rose comentou:
    • zeni comentou:
      • rosa ap de godoi comentou:
  6. www comentou:
  7. silvana ribeiro comentou:
  8. Alessandra comentou:
  9. iara comentou:
  10. Márcia comentou:
  11. karla comentou:
  12. KARLA comentou:
  13. kaka comentou:
  14. iara comentou:
  15. Patricia freitas comentou:
  16. michelle comentou:
  17. iara comentou:
  18. Luciana comentou:
  19. neusa comentou:
  20. eliana comentou:
  21. sheila canteiro comentou:
  22. ROSANNA comentou:
  23. iara maria da silva comentou:
  24. iara maria da silva comentou:
  25. Marisa Favila da Rosa comentou:
  26. Marisa Favila da Rosa comentou:
  27. carla comentou:
  28. Sidneia Santos comentou:
  29. eleir comentou:
  30. Aurora Lopes comentou:
  31. Viviane Santana comentou:
  32. Letícia comentou:
  33. Margareth Vieira comentou:
  34. simone nogueira comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *