Contratura Capsular: Saiba quando é a hora de trocar suas próteses de silicone

Tiane Brites 8 de maio de 2010 76 27.165 visualizações   
Contratura Capsular: Saiba quando é a hora de trocar suas próteses de silicone

A colocação das próteses de silicone foi realizada e agora, você tem novos contornos. Oba!

Mas engana-se quem pensa que é só se submeter a cirurgia e os cuidados param por aí. Como toda cirurgia, é importante fazer novas revisões e principalmente, mamografia e ultrassom das mamas para verificar como o corpo está reagindo a colocação das próteses.

Uma das reações mais comuns após a colocação das próteses de silicone é a contratura capsular.

Mas o que é a contratura capsular?

Toda vez que o nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo ou então, absolve-lo. No caso da prótese de silicone mamária, o corpo cria uma cápsula em torno da prótese, para isolá-la do restante do corpo, o que causa um enrijecimento da prótese e em alguns casos, a deformidade da mama.

Isso ocorre em todas as cirurgias, porém de forma despercebida. Em alguns casos, essa cápsula em torno da prótese começa a se contrair mais e apertar a prótese, ocasionando dores.

Os graus da contratura capsular:

- Grau I – a consistência da mama é semelhando a de uma mama não operada;
- Grau II – contratura mínima – a mama fica um pouco endurecida se comparada a mama normal e sente-se na apalpação, porém não é visivel;
- Grau III – contratura moderada – a mama já está endurecida e a prótese é facilmente palpada e a distorção dela passa a ser visível.
- Grau IV – contratura grave – a mama já está distorcida e causando dor e incômodo a paciente.

Quando há um grande grau de contratura, o melhor a ser feito é a retirada da prótese de silicone e colocação de uma nova prótese.

A causa da contratura capsular ainda não foi esclarecida. Não se sabe o porque ocorre logo no primeiro mês, depois de 1 ano, 10 anos, apenas numa mama ou nas duas.

O que é conhecido é que as chances de ocorrer contratura capsular com implantes de são de até 30% – 40% dos casos.

Já com a colocação de próteses que tenha seu revestimento texturizado, a ocorrência é mínima.

Importante: Faça periodicamente consultas ao seu cirurgião, peça exames de rotina e acompanhe o aspecto das mamas. Casa haja qualquer diferença ou dor nelas, comunique imediatamente seu cirurgião.



76 Comentários »

  1. Day 1 de março de 2013 at 11:01 - Reply

    Bom dia, coloquei uma prótese de 350ml e ja faz um ano. Simplesmente nao sinto o bico do meu peito, parece que esta dormente. Me sinto encomodada, andei pesquisando dizem que é normalo que você acha? Quero sentir o bico do meu peito novamente, será que vou ter que trocar a prótese? Obrigada.

  2. Elaine 25 de março de 2013 at 4:28 - Reply

    Estou aflita!!!
    A quase 3 anos coloquei prótese da Silimed, minhas mamas sempre foram duras e nao tinha conhecimento disso, sendo que fiquei gravida e estou amamentando a 3 meses mas minhas mamas estao muito endurecida e com uma dor absurda. Nao sei o que fazer e nao queria parar de amamentar :(

  3. Izabel Portela 6 de junho de 2013 at 18:56 - Reply

    obrigado fiquei esclarecida

  4. Paula Abreu 13 de julho de 2013 at 18:19 - Reply

    minhas próteses estão encapsuladas há 5 anos….

  5. Eliane Alves 19 de outubro de 2013 at 1:07 - Reply

    já faz dez anos que tenho prótese mamaria mais descobri que minha prótese incapisolou e estou com muita dor fui ao medico e tenho que trocala urgente agora estou com medo pois não sabia que era tão complicado mais tenho fe que tudo vai da certo

  6. Marza Lima 19 de outubro de 2013 at 19:04 - Reply

    Tenho próteses da Silimed ha 13 anos. Neste período, já me submeti a duas cirurgias para desencapsular, uma vez nas duas e ha 2 anos na mama direita. Agora é a esquerda que encapsulou. Devo procurar outra marca? Vi muitas pessoas com o mesmo problema e com a mesma marca de implante.

    • Tiane Brites 21 de outubro de 2013 at 9:16 - Reply

      Marza,

      A questão do encapsulamento não é ‘culpa’ da marca ou produto, e sim, do nosso corpo, que percebe que há um corpo estranho e a forma dele se proteger, é formando essa cápsula em torno da prótese, pra proteger o nosso corpo. Com isso, é que ocorre o enrijecimento ou deformações na mama, causado pela reação do corpo.

  7. Fernanda Paixão 7 de fevereiro de 2014 at 11:35 - Reply

    Bom dia, meu médico disse q estou com contratura capsular leve porém tenho sentido muita dor principalmente nas costas e agora uns esparmos no musculo pelo corpo é normal sentir isso? como é a dor de contratura?

  8. Fernanda 7 de fevereiro de 2014 at 9:39 - Reply

    Bom dia, meu medico disse q estou com contratura leve porém sinto muita dor principalmente nas costas é agora tenho sentido umas fisgadas pelo corpo todo isso é normal? como é essa dor da contratuta?

  9. Maria Carolina 10 de fevereiro de 2014 at 19:28 - Reply

    qual a diferença da prótese por cima e por baixo do musculo?qual a melhor?

  10. Natalia 23 de fevereiro de 2014 at 10:32 - Reply

    Em dezembro de 2010 coloquei protese mamaria no 3dia quando fui tirar os pontos já questionei meu médico que achei que a mama direita estava mais bonita mais em pé …ele disse que era.normal que era para esperar o prazo correto de pos operatório e desinchar…durante todo período senti que a mama esquerda era diferente ,…que era mole senti também que a protese se mexia lá dentro dependendo minha posição…e de vez em quando sinto um leve desconforto (dores) quando me deito de lado a protese esquerda também muda sua posição e fica de lado fica muito estranho da até para pega-ladrão inteira….sem contar que quando fico em pé e notável que uma está mais caída….enfim gostaria de saber se e possível o nosso organismo não aceitar a protese mais também não encapsular ela…pois pelo que li não estou com contratura…obrigada…

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site