8

Linhaça emagrece e é tudo de bom!

Linhaça é tudo de bom!

Para aproveitar tudo que a linhaça tem de bom e a dica é triturá-la. O liquidificador, portanto, é muito bem-vindo. Estudos mostram que a semente do linho é mesmo capaz de impedir o crescimento do câncer de mama. Mas existem macetes na hora do consumo que você precisa conhecer para tirar o melhor proveito desse superalimento. Estão todos aqui!

Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.

Segundo alguns pesquisadores, trabalhos realizados em várias universidades mostram que existem benefícios na linhaça: capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata. Outra boa notícia é o fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.

Aqui no Brasil, mais precisamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, também anda analisando a linhaça. O enfoque, entretanto, é outro: a segurança no consumo. Explica-se: embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. O calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais. A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos.

Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador. A casca é bastante resistente e pode passar intacta pelo aparelho digestivo e aí as substâncias benéficas ficam impedidas de sair.

Sobre a quantidade ideal para o consumo, alguns nutricionistas sugerem porções mais variadas de 25 gramas (1 colher de sopa bem cheia) até 45 gramas (quase 2 colheres) por dia.

dourada Linhaça emagrece e é tudo de bom!DOURADA
É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios.

Geralmente é importada do Canadá.

A única diferença entre elas está no sabor, o sabor da dourada é mais suave do que o da marrom. Desta forma, você poderá escolher qualquer uma das duas, ficará a critério de seu bolso e gosto.

marrom Linhaça emagrece e é tudo de bom!

MARROM
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

A casca da linhaça marrom tem proteínas, minerais e vitaminas. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias.

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago e futura nutricionista.

8 Comentários para “Linhaça emagrece e é tudo de bom!”
  1. Cláudia Alves comentou:
  2. Danielle comentou:
  3. erika comentou:
  4. Lenita comentou:
  5. Nadir Mendes comentou:
  6. Arlinda Fortes comentou:
  7. Arlinda Fortes comentou:
  8. julianny comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *