Atividade física após a cirurgia bariátrica

Tiane Brites 8 de maio de 2009 29 16.457 visualizações   
Atividade física após a cirurgia bariátrica

Lembro que meu cirurgião, Dr. Eduardo Nacur, me liberou para as atividades físicas no 4º mês de pós-operatório. Não pensei duas vezes e me matriculei em uma academia pertinho de onde eu morava. Me cadastrei em um programa entitulado “Verão -16kg ou seu dinheiro de volta“. O orientador da academia jurava de pés juntos que em 6 meses eu emagreceria o prometido e se bobear, mais um pouquinho. Não custava tentar, não é?

A hidroginástica é uma atividade aeróbia que procura respeitar o progresso e ritmo de cada um.
Os benefícios dessa atividade:

Diminui a pressão hidrostática (pressão que a água exerce sobre todo o corpo);
Melhora a circulação do sangue;
Tem ação massageadora;
Diminui a freqüência cardíaca;
Melhora a respiração;
Dá sensação de dimuição do peso;
Diminui o impacto dentro da água,
Os riscos de lesões dentro da água é menor;
Oferece tônus muscular;

Me inscrevi na academia, fiz avaliação com a fisioterapeuta, nutricionista e um clínico. Tudo para assegurar que eu estivesse bem e programar os exercícios para ganhar massa corporal e perder peso.

O início foi bem difícil! Eu morria pra fazer os 15 minutos da bicicleta ergométrica (ainda tava bem gordinha e sem preparo físico nenhum), depois caminhar 20 minutos da esteira e voltar para os 15 minutos finais na bicileta. Fiquei uma semana só nesses dois e depois, percebi que o meu condicionamento físico aos poucos ia melhorando. Passei a fazer 30 minutos de bicileta e 45 minutos na esteira. Depois passei a ir para as máquinas e puxar ferro literalmente. E eu adorava! Ficava completamente estimulada por ver toda aquela gente bonita, malhando na minha frente e eu queria sempre dar o melhor de mim, sempre tentando fazer uma série a mais do que o programado. Me sentia viva!

A musculação faz a manutenção, aumento ou redução do peso do corpo.
dsc01210 resizea 389x1024 Atividade física após a cirurgia bariátricaO treinamento de força combina alterações no sistema nervoso com alterações no tecido muscular. Trabalhando com a resistência muscular ganhamos força, massa muscular e mobilidade, o que melhora as atividades do dia-a-dia.

Antes de completar um mês de academia, descobri a aula de jump. O que era aquilo pelo amor de Deus??? ENERGIA PURA!!! Como aluna de primeira viagem, passei muito sufoco porque ficar pulando naquela cama elástica não é fácil não! risos.. Mas logo me adaptei aos movimentos e ficava na maior adrenalina durante as aulas!

Atividades aeróbicas traz benefícios à pessoa como: melhora colesterol, HDL/LDL, triglicérides, a auto-estima e eleva o gasto calórico.

A atividade física traz como benefícios:

Diminuição das gorguras
Eficiência do coração
Eficiência da distribuição e do retorno de sangue periférico
Oxigenação arterial
Aumento do volume sanguíneo
Melhora na produção de hormônios da tireóide
Produção do hormônio de crescimento
Diminuição do estresse
Melhora do colesterol e triglicérides
Perda de peso
Diminuição da pressao arterial
Melhora a frequência cardíaca

Fiz aula de Fitball também, mas não gostei. A aula é mais de relaxamento e naquele momento, eu queria queimar gorduras!!! risos.

O sedentarismo aumenta o risco de desenvolver hipertensão em torno de 35%.

No terceiro mês, tive avaliação da nutricionista da academia que me orientou sobre os alimentos que seriam interessantes eu passar a ingerir no período que antecedia os exercícios físicos e depois deles. Aprendi muito sobre a linhaça, banana, água e barra de cereais. Tive também outra avaliação para medir o IMC, gordura e outros que não me lembro agora. Ah, e claro, me pesar! Tinha ido embora mais da metade do peso que a propaganda prometia!

Exercícios resistidos reduzem a gordura e aumentam a massa muscular, os efeitos persistem ainda após o período de atividade física.

No sexto mês, novas avaliações e sucesso total: eliminei 18kg! Fui super elogiada pelos orientadores e profissionais da academia. Foi muito bom! Continuei na academia por cerca de 1 ano e depois saí por conta de $. Esse ano ainda voltarei e com a corda toda!

Exercício aeróbio não aumenta massa muscular.

Cheguei na academia bem gordinha e com cerca de 20kg eliminados. Não precisa dizer a vergonha que eu sentia em entrar numa academia que não tinha nenhum obeso, só gente bonita e malhada. Sentia até cerco pré-conceito das pessoas, uns olhares meio tortos de como quem diz: “o que essa gordinha está fazendo aqui??” e eu respondia pelo olhar “Vim malhar e ficar sarada como você!“…risos

A perda de massa muscular em média para um indivíduo sedentário de 25-50 anos é de 10%, e dos 50-80 anos é de 30%.

Brincadeiras à parte, o ambiente da academia só me estimulou a querer e a conseguir alcançar meus objetivos. Cada dia que entrava lá, me sentia mais e mais motivada e os olhares, aqueles tortos, mudaram. Naquele momento eu recebia olhares de aprovação e até alguns colegas vieram me parabenizar pelos bons resulados que estava conseguindo. Receber elogios:Isso não tem preço!


Estímulo vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós!



29 Comentários »

  1. Adriana de Jesus 8 de maio de 2009 at 10:29 - Reply

    Amei suas informações, a atividade física é realmente nescessária, pois tb alivia o estresse e a ansiedade, estou caminhando e não vejo a hora de ir pra academia..beijos linda

  2. Heliane 8 de maio de 2009 at 10:39 - Reply

    Amiga eu quero malhar muito, se meus joelhos permitirem!rsrsrs
    Mas falando serio, sempre amei atividade fisica, já fiz de tudo um pouco, mas o q mais me deu um coprpo malhado e bonito foi a capoeira, mas isso estava com 15 aninhos e no pique da adolescencia. Mas pretendo sim fazer muita atividade fisica. Bjs!!!!!!!

  3. Pri 8 de maio de 2009 at 12:47 - Reply

    Oi menina, realmente estimulante esta sua historia com a academia… vale mesmo a pena investir.. Vou ver tudo isso depois quando eu for liberada para exercicios. Bjs no coração…

  4. Angélica 8 de maio de 2009 at 14:10 - Reply

    Adorei o seu post, estou indicando o seu blog pro pessoal do pré-operatório… Mas eu também senti esse preconceito dos malhados na academia, e depois descobri que metade era verdade e a outra metade era encanação minha, to procurando uma academia pra eu fazer o pós, mas enquanto isso fico na caminhada de é di gratis(rsrsr)
    Bjos

  5. malu 8 de maio de 2009 at 20:15 - Reply

    Academia é mesmo tudo de bom. Mas é importante encontrar um ambiente q te agrade, senão, nao tem cristo q ajude, né? Eu adoro fazer aulas, principalmente step e jump.. gosto de aulas coreografadas.. morro de vontade de fazer dança.. acho q levaria jeito..rs. Já a musculação.. eca. nao gosto.

  6. Ale 8 de maio de 2009 at 20:35 - Reply

    Votei no seu blog, adoro a sua história,bjos
    Alê

  7. Tininha 8 de maio de 2009 at 21:39 - Reply

    Eu já votei!
    E vcs já votaram tb?

  8. Jeanne 9 de maio de 2009 at 3:35 - Reply

    Olá Tiane, eu também sou gastroplastizada, e agora procuro cirurgia plastica, mas são tantos profissionais aqui em Bh, vc tem indicação de algum bom ? POde me falar ? FIcarei muito grata…me escreva, aguardo…

  9. Samara 9 de maio de 2009 at 7:09 - Reply

    Arrasou no post!
    Adorei, além de servir de incentivo, mostra umas coisas que são importante de ler pra quem ainda não acordou, dar uma acordada de que milagres precisam de alguns amigos acompanhando. Motivação, vontade e garra.

    Bjooo!

  10. Paula 9 de maio de 2009 at 11:25 - Reply

    Oi Tiane, suas informações estão sendo tão úteis pra mim, obrigada tá.
    Segunda irei realizar a perícia do plano de saúde pra ver se irão obrir a plástica reparadora do abdomém, torçe por mim, beijossss.

  11. AndrewBoldman 4 de junho de 2009 at 16:47 - Reply

    Great post! Just wanted to let you know you have a new subscriber- me!

  12. Jujuzinha 23 de setembro de 2009 at 13:15 - Reply

    NOSSA!!!!!!!!!
    AMEI A SUA HISTÓRIA. TBM PASSEI POR UMA GASTROPLASTIA A TRÊS MESES. AINDA NÃO ESTOU LIBERADA PARA ATIVIDADES FISICAS, EXCETO CAMINHADAS.
    MAIS ME EMPOLGUEI MUITO COM SEU DEPOIMENTO.
    MOTIVAÇÃO NUNCA É DE MAIS.
    BEIJÃO PARA TODAS!!!!!!!!!!!!

  13. aline 23 de janeiro de 2010 at 23:08 - Reply

    ainda nao estou liberada p atividade fisica mas ja perdi 15kg em 2 meses e meio e estou super feliz

  14. Cecilia Alves 27 de janeiro de 2010 at 19:25 - Reply

    Oi galera

    Eu tb fiz a bariatrica já tem 5 meses e eliminei 37kg estou muito feliz.Estou na academia fui liberada com 2 meses de operada….

    • rosana 16 de agosto de 2010 at 0:16 - Reply

      oi cecilia, meu nome é rosana e operei há 3 mese, emagreci 20 kgs, mas sem fazer exercicios nunhum. qual o tipo de cirurgia vc fez. e agora seis meses depois como vc está. meu e-mail é: rosanaoliveira33@yahoo.com.br. me escreva como esta se sentindo. obrigada rosana

  15. Eva Pereira Gomes 21 de março de 2010 at 13:23 - Reply

    Fiz a bariátrica há 4anos e ja engordei um bocado não sei ao quanto talvez 9ou 10kg eu acho muito.Estou preocupada com esta recuperação de peso.
    Um abraço
    Eva

  16. bina 12 de maio de 2010 at 11:28 - Reply

    ACHEI MUITO INTERESANTE ESSE DOCUMENTARIO PQ TEMOS QUE VIVER FAZENDO REGIME APOS A CIRURGIA SE NAO PODEMOS ATE ENGORDAR ….MUITO IMPORTANTE SABER DESSE ASSUNTO,TBEM TO QUERENDO FAZER A CIRURGIA ….

  17. Lorena 1 de junho de 2010 at 22:20 - Reply

    Oi Adorei sua história viu
    Isso é bom pq motiva agente a malhar
    Estou com quase 3 semanas de operada… eliminei 8 Kgs… de 108 pra 99.600 mas estou super ansiosa e sei que isso pode me atrapalhar
    O que fazer….. malhar
    Não vejo a hora de poder fazer uma academia… por enquanto estou somente nas caminhadas…..
    Confesso que nao vejo a hora de arrasar tb
    Sucesso pra Nós
    Um grande Abraço

  18. rosana 16 de agosto de 2010 at 0:12 - Reply

    oi. fiz a redução de estomago(scopinaro) ha 3 meses e meio. emagreci 20 kgs e como de tudo. só agora ou melhor amanhã que meu medico irá liberar exercicios fisicos. estou ansiosa. vamos ver. se alguem já passou essa faze pode mandar e-mail, que responderei.

  19. Ketelin 11 de janeiro de 2011 at 18:50 - Reply

    ADorei essas informações eu comecei a academia hoje e estou bem animada…
    Tomara que eu tenha resultados como os seus!!
    abraços

  20. Érika de Bem 31 de julho de 2011 at 22:24 - Reply

    Olá, amei sua história, fiz a redução a 11 meses, já cheguei ao meu peso, quer dizer estou 3 kilos a baixo, estou muito feliz ao todo foram 45 kilos. Porém estou com um problema serio, virei uma gelatina, não tive muita pele, mas estou bem mole, você tem algum treino bom para ganho de massa muscular e definição, acho que se pegar firme na academia não vou precisar de plasticas, somente no seios que esse não tem jeito…. mas eu odeio academia, não fiz nenhum tipo de exercicio desde a cirurgia, nem a caminhada, morre de preguiça… Mas me empolguei muito com você… beijos

  21. Isacel Cristina 8 de janeiro de 2012 at 11:25 - Reply

    OLá!! Que bom que já está assim. Minha cirurgia foi 30/12/11 fazem apenas uma semana, já estou dando meus passinhos rsss. Cada dia aumentando, de 5 minutos, 10, 15, e estou em 20 minutos pela manhã e 20 a tarde. Não tive nenhuma dificuldade, estou louca pra começar a passeios longos com pequenas
    corridas e academia. Sucesso a todos.

    • Cristina 25 de janeiro de 2012 at 9:43 - Reply

      Olá Isabel,bom ler sobre quem ja está adiantada nesse processo, já meu caso é parecido com o seu fiz minha cirurgia por vídeo no dia 12/01/12,não sabia que poderia dar uma caminhadinhas mais espichadas como vc ta fazendo… se quiser add meu msn e trocarmos experiências é crislichston@hotmail.com ou mande o seu um grande abraço para a dona desse blog maravilhoso.

  22. Cinthya 20 de março de 2012 at 17:57 - Reply

    Olá, sou operada há 5 anos. No 2º ano engravidei e engordei 25 kg. Agora estou matriculada na academia há 1 mês, estava no jump, mas um médico me disse que pular muito pode ocasionar (raramente) rompimento dos grampos. É verdade? Eu sentia muitas dores no estômago após as aulas. Agora mudei pro spinning, vamos ver o que acontece. Tô desesperada para perder esses kg que ganhei na pós gravidez. Tenho até vergonha de dizer que sou operada. Pois perdi 55 kg (tinha 115 kg e fui pra 60 kg) no pós operatório e em 3 anos recuperei 25. Até depressiva estou…Deus que me ajude.

  23. LIA 11 de junho de 2012 at 12:35 - Reply

    Olá como é bom ler um depoimento desses, principalmente para uma pessoa como eu que terminou de fazer a cirurgia. dia 06/06/2012. fazem apenas 6 dias, mas já estou ótima e logo irei começar a malhaçã, estou só caminhando. Mas queria dicas dessa primeira faze de vocês, meu e-mail é lialucidaeje@hotmail.com.
    abreijosssssssssssss em todas e felicidades.

  24. Sonia 18 de outubro de 2012 at 8:45 - Reply

    Ola pessoal estou com 2 meses de operada ja emagreci 26k estou fasendo caminada estou me sentindo ´´otma mas gostaria de algumas dicas das veteranas

  25. Sonia 18 de outubro de 2012 at 8:47 - Reply

    Ola pessoal estou com 2 meses de operada ja emagreci 26k estou fasendo caminada estou me sentindo ´´otma mas gostaria de receber dicas das proximas fases

Deixe sua opinião »

Plugin dos mesmos criadores deBrindes :: More at PlulzWordpress Plugins

Switch to our mobile site