27

Atividade física após a cirurgia bariátrica

Atividade física produz tipo de gordura que protege de doenças

Lembro que meu cirurgião, Dr. Eduardo Nacur, me liberou para as atividades físicas no 4º mês de pós-operatório. Não pensei duas vezes e me matriculei em uma academia pertinho de onde eu morava. Me cadastrei em um programa entitulado “Verão -16kg ou seu dinheiro de volta“. O orientador da academia jurava de pés juntos que em 6 meses eu emagreceria o prometido e se bobear, mais um pouquinho. Não custava tentar, não é?

A hidroginástica é uma atividade aeróbia que procura respeitar o progresso e ritmo de cada um.
Os benefícios dessa atividade:

Diminui a pressão hidrostática (pressão que a água exerce sobre todo o corpo);
Melhora a circulação do sangue;
Tem ação massageadora;
Diminui a freqüência cardíaca;
Melhora a respiração;
Dá sensação de dimuição do peso;
Diminui o impacto dentro da água,
Os riscos de lesões dentro da água é menor;
Oferece tônus muscular;

Me inscrevi na academia, fiz avaliação com a fisioterapeuta, nutricionista e um clínico. Tudo para assegurar que eu estivesse bem e programar os exercícios para ganhar massa corporal e perder peso.

O início foi bem difícil! Eu morria pra fazer os 15 minutos da bicicleta ergométrica (ainda tava bem gordinha e sem preparo físico nenhum), depois caminhar 20 minutos da esteira e voltar para os 15 minutos finais na bicileta. Fiquei uma semana só nesses dois e depois, percebi que o meu condicionamento físico aos poucos ia melhorando. Passei a fazer 30 minutos de bicileta e 45 minutos na esteira. Depois passei a ir para as máquinas e puxar ferro literalmente. E eu adorava! Ficava completamente estimulada por ver toda aquela gente bonita, malhando na minha frente e eu queria sempre dar o melhor de mim, sempre tentando fazer uma série a mais do que o programado. Me sentia viva!

A musculação faz a manutenção, aumento ou redução do peso do corpo.
dsc01210 resizea 389x1024 Atividade física após a cirurgia bariátricaO treinamento de força combina alterações no sistema nervoso com alterações no tecido muscular. Trabalhando com a resistência muscular ganhamos força, massa muscular e mobilidade, o que melhora as atividades do dia-a-dia.

Antes de completar um mês de academia, descobri a aula de jump. O que era aquilo pelo amor de Deus??? ENERGIA PURA!!! Como aluna de primeira viagem, passei muito sufoco porque ficar pulando naquela cama elástica não é fácil não! risos.. Mas logo me adaptei aos movimentos e ficava na maior adrenalina durante as aulas!

Atividades aeróbicas traz benefícios à pessoa como: melhora colesterol, HDL/LDL, triglicérides, a auto-estima e eleva o gasto calórico.

A atividade física traz como benefícios:

Diminuição das gorguras
Eficiência do coração
Eficiência da distribuição e do retorno de sangue periférico
Oxigenação arterial
Aumento do volume sanguíneo
Melhora na produção de hormônios da tireóide
Produção do hormônio de crescimento
Diminuição do estresse
Melhora do colesterol e triglicérides
Perda de peso
Diminuição da pressao arterial
Melhora a frequência cardíaca

Fiz aula de Fitball também, mas não gostei. A aula é mais de relaxamento e naquele momento, eu queria queimar gorduras!!! risos.

O sedentarismo aumenta o risco de desenvolver hipertensão em torno de 35%.

No terceiro mês, tive avaliação da nutricionista da academia que me orientou sobre os alimentos que seriam interessantes eu passar a ingerir no período que antecedia os exercícios físicos e depois deles. Aprendi muito sobre a linhaça, banana, água e barra de cereais. Tive também outra avaliação para medir o IMC, gordura e outros que não me lembro agora. Ah, e claro, me pesar! Tinha ido embora mais da metade do peso que a propaganda prometia!

Exercícios resistidos reduzem a gordura e aumentam a massa muscular, os efeitos persistem ainda após o período de atividade física.

No sexto mês, novas avaliações e sucesso total: eliminei 18kg! Fui super elogiada pelos orientadores e profissionais da academia. Foi muito bom! Continuei na academia por cerca de 1 ano e depois saí por conta de $. Esse ano ainda voltarei e com a corda toda!

Exercício aeróbio não aumenta massa muscular.

Cheguei na academia bem gordinha e com cerca de 20kg eliminados. Não precisa dizer a vergonha que eu sentia em entrar numa academia que não tinha nenhum obeso, só gente bonita e malhada. Sentia até cerco pré-conceito das pessoas, uns olhares meio tortos de como quem diz: “o que essa gordinha está fazendo aqui??” e eu respondia pelo olhar “Vim malhar e ficar sarada como você!“…risos

A perda de massa muscular em média para um indivíduo sedentário de 25-50 anos é de 10%, e dos 50-80 anos é de 30%.

Brincadeiras à parte, o ambiente da academia só me estimulou a querer e a conseguir alcançar meus objetivos. Cada dia que entrava lá, me sentia mais e mais motivada e os olhares, aqueles tortos, mudaram. Naquele momento eu recebia olhares de aprovação e até alguns colegas vieram me parabenizar pelos bons resulados que estava conseguindo. Receber elogios:Isso não tem preço!


Estímulo vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós!

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago e futura nutricionista.

27 Comentários para “Atividade física após a cirurgia bariátrica”
  1. Adriana de Jesus comentou:
  2. Heliane comentou:
  3. Pri comentou:
  4. Angélica comentou:
  5. malu comentou:
  6. Ale comentou:
  7. Tininha comentou:
  8. Jeanne comentou:
  9. Samara comentou:
  10. Paula comentou:
  11. AndrewBoldman comentou:
  12. Jujuzinha comentou:
  13. aline comentou:
  14. Cecilia Alves comentou:
    • rosana comentou:
  15. Eva Pereira Gomes comentou:
  16. bina comentou:
  17. Lorena comentou:
  18. rosana comentou:
  19. Ketelin comentou:
  20. Érika de Bem comentou:
  21. Isacel Cristina comentou:
    • Cristina comentou:
  22. Cinthya comentou:
  23. LIA comentou:
  24. Sonia comentou:
  25. Sonia comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *