4

Chá e café diminui a absorção de ferro

Chá-e-café-diminui-a-absorção-de-ferro

Tomar chá pode diminuir os níveis de ferro no corpo?

Com seus antioxidantes em abundância e níveis relativamente moderados de cafeína, o chá é uma das bebidas mais saudáveis que existem. No entanto, dizem que beber chá bloqueia a absorção do ferro dos alimentos, podendo causar deficiência do elemento.

Estudos mostraram que existe um pouco de verdade nessa afirmação. Compostos do chá, chamados de taninos, podem aderir aos minerais e reduzir a capacidade do copo de absorvê-los. Embora isso possa diminuir os níveis de ferro no corpo, estudos também descobriram que os impactos não são tão fortes.
Em um estudo, cientistas examinaram os efeitos da seguinte forma: pediram que participantes comessem uma refeição típica – uma carne, feijão e purê de batata – e depois mediram os níveis de ferro quando a refeição estava acompanhada de diversas bebidas. Quando os participantes comiam a refeição com chá, havia uma redução de 62% na absorção do ferro. Beber café resultava em uma redução de 53%. O suco de laranja aumentava a absorção do elemento em cerca de 85%.

No entanto, há um porém. O café e o chá afetavam somente os níveis de ferro não-hemo, o mesmo encontrado em grãos e vegetais. O ferro hemo, encontrado em carnes, peixes e aves, não foi afetado. Pelo fato de que a maioria dos americanos geralmente ingere mais ferro através da alimentação do que o necessário, uma ou duas xícaras diárias de café ou chá têm pouca probabilidade de causar baixos níveis de ferro no corpo.

Assim, componentes presentes no café e no chá podem afetar a absorção de ferro.

FONTE: http://g1.globo.com

Fundadora do MagraEmergente.com, ex-obesa mórbida, tendo emagrecido mais de 85kg após cirurgia de redução de estômago.

4 Comentários para “Chá e café diminui a absorção de ferro”
  1. Ingrith comentou:
  2. Aline comentou:
  3. Paty_Nunes comentou:
  4. Carla comentou:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *